Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Número de profissionais ocupados no Brasil é o maior desde 2012

Volume de 97,5 milhões de pessoas na força de trabalho é o maior da série histórica e indica a inclusão de 2,3 milhões no quadro somente entre março e maio de 2022, segundo o IBGE

Economia|Do R7

Número de ocupados saltou 10,6% em um ano
Número de ocupados saltou 10,6% em um ano Número de ocupados saltou 10,6% em um ano

O número de trabalhadores ocupados no Brasil alcançou 97,5 milhões no trimestre encerrado em maio e atingiu o maior nível desde 2012, ano que marca o início da série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua)

De acordo com os dados, revelados nesta quinta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o volume de pessoas ocupadas no Brasil apresentou alta de 2,4% na comparação com o trimestre anterior e de 10,6% na comparação anual. 

O número de profissionais ocupados teve um aumento de 2,3 milhões entre março e maio de 2022 e de 9,4 milhões na comparação com o mesmo período do ano passado.

Já a população desocupada, estimada em 10,6 milhões de pessoas, recuou 11,5% ante o trimestre anterior, o que representa 1,4 milhão de pessoas a menos. No ano, a queda foi de 30,2%, menos 4,6 milhões de pessoas desocupadas.

Para Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas por amostra de domicílios do IBGE, houve um crescimento expressivo e não isolado da população ocupada no trimestre encerrado em maio. "Trata-se de um processo de recuperação das perdas que ocorreram em 2020, com gradativa recuperação ao longo de 2021. No início de 2022, houve uma certa estabilidade da população ocupada, que retoma agora sua expansão em diversas atividades econômicas", avalia ela.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.