Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pandemia derrubou rentabilidade dos bancos, mas BC vê melhora

Retorno sobre o patrimônio líquido do sistema bancário foi de 11,5% em dezembro de 2020, o menor da série histórica

Economia|

Bancos tiveram queda generalizada da rentabilidade
Bancos tiveram queda generalizada da rentabilidade Bancos tiveram queda generalizada da rentabilidade

A pandemia do novo coronavírus interrompeu a melhora da rentabilidade do sistema bancário observada desde o fim do período recessivo de 2015 e 2016 ao forçar as instituições a aumentar suas despesas com provisão, apontou o BC (Banco Central) em seu Relatório de Economia Bancária, que avaliou o desempenho do sistema financeiro nacional no ano passado. Em dezembro de 2020, o retorno sobre o patrimônio líquido do sistema foi de 11,5%, o menor da série histórica do BC.

"A queda da rentabilidade foi generalizada, afetando bancos de diferentes tipos de controle, porte e segmento de atividade", afirmou o BC na publicação anual divulgada nesta segunda-feira, ressaltando que, mesmo com o aumento da incerteza decorrente da pandemia, a perspectiva é de melhora da rentabilidade em 2021.

"O reforço de provisões realizado em 2020 reduz a necessidade de novas provisões em montantes relevantes e a retomada da atividade econômica contribui para o crescimento e a qualidade do crédito, além de favorecer a demanda por serviços bancários."

O relatório apontou uma redução da concentração do SFN e afirmou que a queda da fatia de mercado do Banco do Brasil, da Caixa e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi um fator "importante" nesse processo.

Os cinco maiores bancos — Itaú, Bradesco, Santander, BB e Caixa — responderam por 77,6% do total de ativos do sistema financeiro em dezembro de 2020, ante 81% um ano antes. A concentração dos depósitos totais nessas instituições caiu para 79,1%, ante 83,4% em dezembro de 2019.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.