Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para construtoras, cortes no Orçamento podem parar obras e elevar demissões

Setor já estava em crise por conta das investigações da operação Lava Jato

Economia|

Redução no volume disponível de recursos para o PAC e para o programa Minha Casa, Minha Vida deve levar à paralisação de obras
Redução no volume disponível de recursos para o PAC e para o programa Minha Casa, Minha Vida deve levar à paralisação de obras Redução no volume disponível de recursos para o PAC e para o programa Minha Casa, Minha Vida deve levar à paralisação de obras

Os cortes no Orçamento federal anunciados na sexta-feira (22) devem ter um impacto profundo em um setor que já atravessa um momento difícil: a construção civil. Segundo empresários, a redução no volume disponível de recursos para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e para o programa Minha Casa, Minha Vida deve levar à paralisação de obras e aumentar as demissões no setor, que já estão em nível muito alto.

No total, os dois programas — considerados as principais bandeiras do governo Dilma Rousseff — terão redução de quase R$ 33 bilhões no Orçamento. O volume representa quase metade de todo o corte orçamentário, de R$ 69,9 bilhões.

"Ninguém tem dúvida de que o ajuste fiscal é necessário para o País, mas basear os cortes em investimentos é muito ruim", afirma o presidente da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Rodrigues Martins. Ele destaca que, antes mesmo do corte, o setor já vinha sofrendo com o desaquecimento da economia (e também com os efeitos da operação Lava Jato). Só no período entre outubro de 2014 e abril deste ano, a indústria da construção perdeu 290 mil postos de trabalho — número que deve se acelerar daqui para frente, diz o executivo.

Leia mais notícias sobre Economia

Publicidade

As expectativas ruins para a construção estão expressas em dados divulgados ontem pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O nível de atividade do setor atingiu o menor patamar da história, segundo a Sondagem Indústria da Construção, realizada pela entidade.

O indicador que mede o nível de atividade em relação ao usual chegou a 29,4 pontos em abril, ante 30,6 pontos em março. Em abril do ano passado, o índice estava em 42,6 pontos. A série da CNI teve início em dezembro de 2009 e, pela metodologia usada, os valores variam de zero a cem pontos, sendo que números abaixo dos 50 pontos apontam cenário de queda.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.