Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parecer da Previdência vai prever BPC integral só com 68 anos, diz André Moura

Governo também decidiu que regras para pessoas com deficiência continuem iguais

Economia|

Governo também decidiu retirar pessoas com deficiência da reforma
Governo também decidiu retirar pessoas com deficiência da reforma Governo também decidiu retirar pessoas com deficiência da reforma

O texto da reforma da Previdência que irá a votação na Câmara vai prever que idosos de baixa renda só terão direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) integral, equivalente a um salário mínimo, aos 68 anos de idade. A informação é do líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC-SE).

Em entrevista exclusiva Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, Moura afirmou que a decisão foi acertada durante reunião no domingo, no Palácio da Alvorada, entre o presidente Michel Temer, o relator da reforma na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), ministros, lideranças partidárias e técnicos da equipe econômica.

Leia mais notícias sobre Economia

O BPC é um benefício assistencial pago a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. Pelas regras atuais, somente idosos acima de 65 anos têm direito ao benefício. Para ter acesso, é necessário comprovar que a renda familiar por pessoa é menor que 1/4 do salário mínimo vigente. Hoje, o BPC equivale a um salário mínimo.

Publicidade

No texto original da reforma da Previdência enviado ao Congresso, o governo tinha proposto desvincular o valor do benefício do salário mínimo. A medida, porém, enfrentou forte resistência dos parlamentares. Com isso, o Executivo desistiu da desvinculação, mas estabeleceu que idosos só poderão ter acesso ao benefício integral aos 68 anos.

Como já mostrou o Broadcast, após pressão de deputados, o governo também decidiu retirar pessoas com deficiência da reforma. Dessa forma, as regras de acesso ao BPC para deficientes continuarão como hoje. Comprovando a deficiência, a pessoa terá acesso ao benefício integral.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.