Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PIB do 2º trimestre deve frustrar animação com retomada

Estimativas apontam para a estabilidade da produção de bens e serviços em relação ao primeiros três meses de 2021

Economia|Alexandre Garcia, do R7

Previsões apontam para 4ª alta trimestral do PIB
Previsões apontam para 4ª alta trimestral do PIB Previsões apontam para 4ª alta trimestral do PIB

Após saltar 1,2% no primeiro trimestre em comparação com os três últimos meses do ano passado e recuperar o patamar pré-pandemia, o PIB (Produto Interno Brasil) do segundo trimestre será divulgado na manhã desta quarta-feira (1º).

O resultado esperado, no entanto, deve representar uma estabilidade da produção de bens e serviços e frustrar as expectativas de retomada com um crescimento mais significativo.

"Dificilmente nós vamos crescer mais do que 0,2% em relação ao primeiro trimestre. A alegria diminuiu bastante", afirma o economista Roberto Dumas, do Insper. "O cenário ficou bem mais desafiador e é possível diminuir a animação."

Apesar de baixo, o resultado deve representar o quarto desempenho trimestral positivo consecutivo da economia brasileira, depois dos recuos no primeiro (-2,2%) e no segundo (-9,2%) trimestres de 2020, períodos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Publicidade

Devido à queda acumulada de 4,1% da economia ao longo do ano passado, Dumas destaca que a alta do PIB de 2021 será irrisória. De acordo com as mais recentes expectativas do mercado financeiro, a economia brasileira deve crescer 5,22% neste ano.

"Há um ou três meses antecipávamos que o PIB ia crescer 5,4% neste ano, o que não é muito significativo, tendo em vista que partimos de uma queda de 4,1% no ano passado e uma enorme parte significa herança estatística", avalia o economista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.