Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pix bate novo recorde e supera R$ 100 mi de transações com pagamento do 13º salário

Foram 104,1 milhões de operações em um único dia feitas pelos usuários do sistema de pagamentos instantâneos do BC

Economia|Do R7

Recorde anterior havia sido durante pagamento da primeira parcela do 13º salário
Recorde anterior havia sido durante pagamento da primeira parcela do 13º salário Recorde anterior havia sido durante pagamento da primeira parcela do 13º salário

O Pix bateu um novo recorde em um único dia, nesta terça-feira (20), ultrapassando pela primeira vez a marca dos 100 milhões de transações. No total, 104,1 milhões de operações foram feitas pelos usuários do sistema de pagamentos instantâneos do BC (Banco Central).

A nova marca coincidiu com o último dia para o pagamento da segunda parcela do 13° salário. O recorde anterior também havia sido registrado no dia do pagamento da primeira parcela do abono salarial, em 30 de novembro, com 99,4 milhões de transações feitas num único dia.

"Os sistemas do Banco Central funcionaram com estabilidade ao longo de todo o dia, atendendo plenamente à alta demanda", afirmou o Banco Central em nota.

Antes disso, o maior volume havia sido registrado em 7 de outubro de 2022, com 93,6 milhões de transações feitas num único dia.

Publicidade

Esse meio de pagamento completou dois anos em novembro, com presença garantida na rotina de 60% dos brasileiros (127,8 milhões). Desde seu lançamento, a ferramenta do BC já completou mais de 26 bilhões de transações, que totalizam cerca de R$ 13 trilhões. 

O Pix já é aceito por 81,4% do ecommerce brasileiro, enquanto o boleto está presente na rotina de 75,8% dos vendedores. O pagamento por cartão de crédito é possível na totalidade dos vendedores.

Publicidade

Segurança

O Banco Central anunciou em dezembro novas regras relacionadas aos limites das transações, que passam a valer a partir do dia 2 de janeiro.

O movimento da instituição visa oferecer mais segurança e flexibilidade aos milhões de brasileiros que já aderiram à ferramenta.

Com as alterações, as operações via Pix deixarão de ter um valor-limite por transação. Será possível, por exemplo, transferir todo o limite diário disponível na conta em um único envio. O BC também retirou o limite das transferências para contas de pessoas jurídicas, como empresas, que agora será determinado pelas regras de cada instituição financeira, por transação, mantendo apenas o limite por período do dia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.