Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prévia do PIB aponta para alta de 0,47% em agosto, diz Banco Central

IBC-Br indica que economia cresceu pelo terceiro mês seguido, após queda em maio. Na comparação com agosto do ano passado, a alta é de 2,5%

Economia|Diego Junqueira, do R7*

Alta da economia no ano é de 1,28%
Alta da economia no ano é de 1,28% Alta da economia no ano é de 1,28%

A atividade econômica brasileira cresceu 0,47% em agosto, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira (17).

Agosto foi o terceiro mês seguido de crescimento da economia, após a queda registrada em maio (- 3,3%) em razão da paralisação de 11 dias dos caminhoneiros. Em junho, a alta foi de 3,45%, enquanto em julho foi de 0,65%.

Considerando apenas 2018, a economia brasileira cresceu 1,28%. Já no período de 12 meses (de setembro de 2017 a agosto de 2018), a alta é de 1,5%.

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) é considerado uma "prévia" do PIB (Produto Interno Bruto), o indicador oficial que calcula a soma de todas as riquezas produzidas por um país, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Publicidade

O indicador é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica.

* com informações da Agência Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.