Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Principais centrais sindicais perdem representatividade em um ano

Segundo Ministério do Trabalho, só UGT e CTB aumentaram a participação dos trabalhadores

Economia|Do R7

A Força Sindical tem 12,59% de representatividade. No ano passado, tinha 13,80%
A Força Sindical tem 12,59% de representatividade. No ano passado, tinha 13,80% A Força Sindical tem 12,59% de representatividade. No ano passado, tinha 13,80%

O Ministério do Trabalho divulgou nesta segunda-feira (21) a representatividade de cada central sindical referente a este ano. As principais centrais perderam participação de trabalhadores. O índice foi apurado com base na quantidade de trabalhadores filiados aos sindicatos de cada central até o dia 31 de dezembro de 2013.

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) registrou o maior índice com 34,39% neste ano. Mas em 2013, a central tinha 35,60%. Em segundo lugar está a Força Sindical, com 12,59%. No ano passado, a Força tinha 13,80%.

As duas centrais que tiveram aumento na representatividade estão em terceiro e quarto lugar. A UGT (União Geral dos Trabalhadores) tem, neste ano, 11,92%. Há um ano, tinha 11,20%. Já a CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) tem 9,33%. Em 2013, a central tinha 9,20%.

Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas

Publicidade

Em quinto lugar está a NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), com 8,01%. No ano passado a central tinha 8,10%.

Cabe às Centrais Sindicais coordenar a representação dos trabalhadores e participar de negociações em fóruns, colegiados de órgãos públicos e espaços de diálogo social tripartite que discutam os interessem dos trabalhadores.

Publicidade

Para assumir essas atribuições, as entidades devem atender a requisitos mínimos, como ter a filiação de pelo menos 100 sindicatos distribuídos nas cinco regiões do país; filiação em pelo menos três regiões de 20 sindicatos em cada uma; ter sindicatos filiados em cinco setores de atividades econômicas; e representar pelo menos 7% do total de empregados sindicalizados em âmbito nacional. 

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.