Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Príncipe herdeiro saudita aprova iniciar IPO da Aramco no domingo, dizem fontes

Economia|

DUBAI/RIAD (Reuters) - O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, concordou nesta sexta-feira que a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da petroleira estatal Aramco seja anunciada no domingo, disseram à Reuters cinco fontes familiarizadas com o assunto.

A maior empresa do setor petrolífero do mundo irá anunciar em 3 de novembro sua intenção de colocar ações no mercado, de acordo com as fontes.

"O príncipe herdeiro finalmente deu o sinal verde", disse uma das fontes.

A Aramco recusou-se a comentar.

Publicidade

Membros da Saudi Aramco e assessores realizaram reuniões com investidores nos últimos dias, em uma tentativa de atingir uma avaliação o mais próximo possível de sua meta de 2 trilhões de dólares antes do aguardado anúncio da listagem no domingo, segundo as fontes.

Na noite desta sexta-feira, o governo saudita realizou a reunião final para definir a continuidade da listagem.

Publicidade

Para atingir 2 trilhões de dólares, maior IPO da história, Riad precisa que a oferta inicial de uma fatia de 1% a 2% da empresa no mercado acionário saudita levante ao menos de 20 bilhões a 40 bilhões de dólares.

A listagem da Aramco está no centro do plano do príncipe herdeiro para agitar a economia saudita e diversificá-la para além do petróleo, mas desde que a intenção foi inicialmente mencionada, em 2016, houve uma série de adiamentos.

Publicidade

O príncipe Mohammed deseja eventualmente listar um total de 5% da empresa. Uma venda internacional deve ocorrer após o IPO doméstico.

(Reportagem de Hadeel Al Sayegh, Marwa Rashad e Rania El Gamal)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.