Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Privatização dos Correios deve ocorrer em 2022, estima BNDES

Segundo o presidente do banco, Leonardo Cabral, ideia é que a União fique apenas com uma fatia minoritária da empresa

Economia|

Funcionário dos Correios. Empresa deve ser privatizada em 2022
Funcionário dos Correios. Empresa deve ser privatizada em 2022 Funcionário dos Correios. Empresa deve ser privatizada em 2022

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A privatização dos Correios só deve acontecer em 2022, disse nesta quarta-feira (28) o diretor do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) Leonardo Cabral, que estima que ao menos 70% do capital da empresa seja oferecido à iniciativa privada.

A ideia é que a União fique apenas com uma fatia minoritária da empresa para não atrapalhar o certame e a operação da companhia.

"O que desejamos é uma venda significativa do controle da União, não vender 51% e manter participação relevante. Entendemos que isso poderia afastar interessados", disse Cabral durante evento do jornal "Valor Econômico"

A operação ainda depende de decisões de outros órgãos. "Desenhamos uma operação em que a União perde o controle da companhia e uma venda substancial, acima de 70%, ocorre a terceiros", adicionou.

Publicidade

A venda do controle dos Correios foi incluída no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) e a privatização ainda precisa de aval do Congresso, onde o negócio caminha em regime de urgência.

"Isso nos dá o conforto que até o meio do ano o projeto vai estar deliberado pela Câmara e a gente assim consegue dar sequência ao processo. Já aprovamos com consultores a modelagem inicial e já está no detalhamento", afirmou.

Publicidade

"Em agosto ou setembro a gente vai estar com uma transação pronta para ser deliberada pelo conselho de ministros e para análise do TCU (Tribunal de Contas da União) que deve terminar no fim de 2021", disse o diretor.

Segundo Cabral, após a aprovação do TCU, o edital do leilão será publicado e se houver resposta do mercado em 30 a 60 dias, "em janeiro ou fevereiro (2022) a gente consegue executar essa transação". Ele não estimou o potencial valor de mercado dos Correios.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.