Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção de veículos sobe 20,7% entre maio e junho

Dados da Anfavea também mostram que o primeiro semestre teve produção 13,6% maior em relação aos mesmo período de 2017

Economia|

Após queda de produção por causa da greve dos caminhoneiros, setor se recupera
Após queda de produção por causa da greve dos caminhoneiros, setor se recupera Após queda de produção por causa da greve dos caminhoneiros, setor se recupera

No primeiro mês completo depois da greve dos caminhoneiros, a produção de veículos no Brasil somou 256 mil unidades em junho. Um crescimento de 20,7% em relação a maio, quando a paralisação deixou as estradas bloqueadas por 10 dias, interrompendo o fornecimento de peças para as fábricas. É o maior resultado para o mês desde 2013.

Os dados, que foram divulgados nesta sexta-feira (6), pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), mostram também que, na comparação com junho do ano passado, o volume produzido teve expansão de 21,1%. Com isso, o primeiro semestre terminou com 1,434 milhão de unidades produzidas, alta de 13,6% em relação aos primeiros seis meses de 2017. É o maior volume para o primeiro semestre desde 2014.

Dias depois do fim da greve dos caminhoneiros, a Anfavea informou que entre 70 mil e 80 mil veículos deixaram de ser produzidos em maio. O resultado também foi afetado por uma paralisação de metalúrgicos na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, que estavam em campanha salarial.

À época, o presidente da Anfavea, Antonio Megale, disse que o setor levaria entre dois e três meses para recuperar a produção perdida em maio. Para isso, as empresas poderiam recorrer a horas extras e jornadas aos sábados.

Publicidade

De qualquer forma, as montadoras eliminaram vagas de emprego. Em junho, foram 890 postos de trabalho a menos. Mesmo assim, o saldo em 12 meses ainda é positivo, com a criação de 4.973 vagas. Com isso, o setor encerrou junho com 131.475 funcionários 3,9% a mais que em igual mês do ano passado.

Exportação

Publicidade

As exportações em valores de veículos e máquinas agrícolas somaram US$ 1,42 bilhão em junho, alta de 4% na comparação com igual mês do ano passado, mas queda de 1,2% ante maio. No primeiro semestre, houve aumento de 16,7%, para US$ 8,642 bilhões. Os dados foram divulgados pela Anfavea.

No sexto mês do ano, foram exportadas 64,9 mil unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, baixa de 4,4% na comparação com junho do ano passado, mas crescimento de 6,8% em relação ao resultado de maio. No acumulado de janeiro a junho houve avanço de 0,5% sobre igual período de 2017, para 379 mil unidades.

Publicidade

Projeções da Anfavea

As previsões da Anfavea para o licenciamento de autoveículos permaneceram em 11,7%, ou seja, encerar o ano com a venda de 2,5 milhões de peças. Já o volume de exportações foi revisto e deve ficar em 766 mil unidades enviadas para outros países. Para a produção, a nova expectativa aponta um aumento de 11,9%, chegando a 3,02 milhões de unidades fabricadas este ano – a previsão inicial era acréscimo de 13,2%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.