Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção industrial no Brasil sobe 0,2% em setembro, diz IBGE

Entre janeiro e setembro, indústria produziu 1,7% a mais do que em 2016

Economia|Do R7

Fabricação de veículos subiu 1% em setembro
Fabricação de veículos subiu 1% em setembro Fabricação de veículos subiu 1% em setembro

A produção industrial brasileira subiu 0,2% em setembro na comparação com o mês anterior, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (1º). Em agosto, a produção havia caído 0,7%.

Na comparação com setembro de 2016, a produção subiu 2,6%. É o quinto mês seguido de alta na comparação com ano passado, após a produção industrial subir 4,4% em maio, 0,8% em junho, 2,8% em julho e 3,9% em agosto.

Com isso, no acumulado de 2017, os números também são positivos: alta de 1,7% na produção entre janeiro e setembro na comparação com 2016.

O destaque mais uma vez é a produção de bens duráveis, que cresceu 2,1% no mês e acumula alta de 11,7% no ano.

Publicidade

A produção de veículos automotores, reboques e carrocerias voltou a crescer em setembro (1%), acumulando alta de 20,9% de janeiro a setembro deste ano.

Esse é o segundo setor da indústria que mais cresceu no ano, atrás somente de produtos de fumo (31,1%). Em terceiro lugar aparecem os equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (16,9%), seguido de mobiliário (11%).

Segundo o IBGE, entre os 16 ramos que reduziram a produção nesse mês, os desempenhos de maior relevância foram produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-20,9%) e perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-6,1%).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.