Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção manufatureira dos EUA se recupera em agosto

Economia|

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A produção manufatureira dos Estados Unidos avançou em agosto mais do que o esperado, impulsionada por um aumento na produção de maquinário e metais primários, mas as perspectivas para as fábricas continuam fracas em meio ao cenário de tensões comerciais e de desaceleração das economias globais.

O Federal Reserve informou nesta terça-feira que a produção manufatureira norte-americana subiu 0,5% no mês passado, após uma queda não revisada de 0,4% em julho.

Economistas consultados pela Reuters previam que a produção manufatureira aumentaria 0,2% em agosto.

Publicidade

O setor manufatureiro, que representa cerca de 11% da economia dos EUA, está sendo prejudicado por uma guerra comercial prolongada entre Estados Unidos e China e pela desaceleração do crescimento econômico global.

A guerra comercial tem deprimido a confiança empresarial, levando a uma queda no setor, que, ironicamente, o governo Trump procurou proteger contra o que chamou de concorrência desleal estrangeira.

Publicidade

Uma pesquisa realizada no início deste mês mostrou que uma medida da atividade manufatureira norte-americana sofreu contração em agosto pela primeira vez desde agosto de 2016. A manufatura também foi afetada por um excesso de estoque, especialmente na indústria automotiva.

O receio de que os efeitos do impasse comercial possam se espalhar para a economia em geral deve forçar o Fed a cortar os juros novamente na quarta-feira, a fim de manter a expansão dos EUA --a mais longa da história, agora em seu 11º ano-- nos trilhos.

Publicidade

A produção de veículos automotores e peças caiu 1,0% no mês passado, após aumentar 0,5% em julho. Excluindo esses setores, a produção manufatureira avançou 0,6% em agosto, após recuar 0,5% no mês anterior.

A produção de máquinas se recuperou, com alta de 1,6%, depois de queda de 1,7% em julho.

O salto na produção manufatureira em agosto, juntamente com uma recuperação de 1,4% na mineração, levou a um aumento de 0,6% na produção industrial dos EUA no mês passado. Esse foi o maior ganho na produção industrial desde agosto de 2018, após queda de 0,1% em julho. A produção industrial cresceu 0,4% em agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.