Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Queda na atividade industrial vai afetar o emprego, prevê Fiesp

Skaf afirma que em 2014 a indústria foi responsável pelo fechamento de 120 mil postos

Economia|

Fiesp continua com a previsão de que no ano a atividade industrial registre uma queda de 5% em 2015
Fiesp continua com a previsão de que no ano a atividade industrial registre uma queda de 5% em 2015 Fiesp continua com a previsão de que no ano a atividade industrial registre uma queda de 5% em 2015

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, afirmou nesta quarta-feira (1º) que é bastante provável que haja "um número significativo de demissões este ano", sem arriscar estimativas do número de vagas que podem ser cortadas na indústria em 2015.

— A queda na atividade industrial certamente vai afetar o emprego. Ainda não temos um número, mas a situação atual é de uma indústria que já está desempregando (...) O desemprego está aí e não é uma coisa para o futuro, lamentavelmente.

Segundo Skaf, no ano passado a indústria foi responsável pelo fechamento de 120 mil postos de trabalho.

— Imagino que pode haver pelo menos 50 mil demissões e pode ser mais, mas não vou pregar números porque a maior torcida que a gente faz é para que isso não aconteça.

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

A Fiesp continua com a previsão de que no ano a atividade industrial registre uma queda de 5% e que o PIB (Produto Interno Bruto) fique negativo em 1,5%. Para o presidente da entidade, a demora na aprovação do ajuste fiscal pretendido pelo governo e seu formato dificultam uma recuperação rápida da economia.

Publicidade

— A demora do ajuste fiscal é péssima. Quanto mais rápido melhor (...) O problema é que gostaríamos que os ajustes fossem feitos através de cortes de gastos do governo e não aumento de impostos.

Skaf disse ainda que o novo nível do real frente ao dólar, acima de R$ 3, ajuda a indústria, mas o efeito prático demora "um tempo" para ocorrer.

— É uma notícia positiva, mas seu reflexo só será sentido mais para 2016.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.