Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hora de deixar os mitos sobre consórcio para trás

Compra feita em grupo, modalidade ainda gera muitas dúvidas. Aprenda com a Embracon

Realize seu Sonho com Consórcio|Patrícia Büll, do R7 Conteúdo e Marca

Demora e juros embutidos são alguns mitos que envolvem o consórcio
Demora e juros embutidos são alguns mitos que envolvem o consórcio Demora e juros embutidos são alguns mitos que envolvem o consórcio

O consórcio pode ser uma maneira segura e facilitada de comprar um bem de alto valor como um carro, fazer uma viagem dos sonhos ou uma cirurgia plástica. Agora, é possível até comprar veículos pesados como vans, caminhos e tratores – uma opção para quem atua no agronegócio, motor da economia brasileira. Trata-se de uma modalidade de compra baseada na união das pessoas. Isso significa que um grupo de pessoas com o mesmo desejo se reúne e faz uma espécie de poupança conjunta para a compra de bens parecidos.

Embora o sistema de consórcio exista há muitos anos, ainda há uma série de mitos que podem confundir o consumidor. Conheça a verdade sobre alguns deles e tenha certeza de que não passam disso: mito.

Mito 1 – Tem juros embutidos

Ao contrário dos financiamentos, as parcelas do consórcio não têm juros. Mas isso não significa que você só irá pagar apenas o valor da carta de crédito. No consórcio há também taxas obrigatórias como a taxa de administração e de fundo de reserva. Esses custos são essenciais para garantir a segurança do consórcio, caso ocorra algum imprevisto.

Publicidade

As parcelas do consórcio imobiliário ou do consórcio de carros, são reajustadas, anualmente, pelo INCC ou IPCA, de acordo com o valor do bem. Entretanto, o reajuste vale também para a carta de crédito: é isso que garante o poder de compra do início até o fim do plano.

Mito 2 – Demora para entregar o bem

Publicidade

O consórcio é uma compra programada. E todo mês são entregues cartas de crédito por sorteio e lance. Isso quer dizer que todos os consorciados com suas parcelas em dia serão contemplados por sorteio ou lance no máximo até o fim do grupo . Quem tiver pressa, pode fazer uma oferta por meio do lance para antecipar a contemplação. Igualzinho em um leilão: quem fizer a maior oferta, leva.

Mito 3 – Se cancelar meu consórcio, perco meu dinheiro

Publicidade

Quando seu consórcio é cancelado, sua cota continua participando dos sorteios mensais e quando for sorteado, em vez de receber o bem contratado, você receberá o valor investido, descontadas as taxas previstas em contrato.

Mito 4 – Preciso dar entrada para começar

Uma das vantagens do consórcio sobre outras formas de compra é que não é preciso dar entrada e nem parcelas intermediárias. Nem mesmo no consórcio de imóveis. O participante só precisa pagar as parcelas mensais em dia para participar dos sorteios ou dos lances.

Tire suas dúvidas e faça um consórcio
Tire suas dúvidas e faça um consórcio Tire suas dúvidas e faça um consórcio

Mito 5 – Não pode usar FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) sempre ajuda quem quer comprar uma casa e pode ser usado no consórcio de imóveis. O valor pode ser usado como lance ou para quitar o saldo devedor da sua cota. Mas atenção: só o FGTS do próprio consorciado pode ser utilizado.

Mito 6 – Não é um negócio confiável

O consórcio é bastante procurado por quem tem perfil poupador. É uma modalidade de compra programada segura e que já beneficiou mais de 7 milhões de brasileiros, segundo dados da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

Realize seu sonho com um consórcio. A Embracon atua há mais de 30 anos no mercado e é uma das maiores administradoras de consórcio do País, segundo ranking do Banco Central. Saiba mais aqui.

Simule o seu consórcio sem sair de casa

https://www.embracon.com.br/consorcio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.