Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Receita ainda espera 9 milhões de declarações a 4 dias do fim do prazo

Contribuinte que deixar para enviar o IR para a última hora pode encontrar dificuldades

Economia|Do R7

Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa
Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa

A Receita Federal informa que, até as 11h desta segunda-feira (27), recebeu mais de 18.302.713 declarações do IR (Imposto de Renda) deste ano. Ainda faltam mais de 9,19 milhões para o número esperado pelo Fisco, que é de 27,5 milhões de declarações.

Somente no Estado de São Paulo, já foram entregues 5.923.389 declarações das cerca de 8,9 milhões esperadas.

O prazo termina nesta quinta-feira (30), e a Receita alerta para o risco de deixar para enviar a declaração nos últimos dias, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao endereço da Receita.

Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Publicidade

O diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, afirma que, se deixar para o dia 30, o contribuinte irá enfrentar o sistema congestionado ou mesmo outros problemas.

Ele sugere que, quem não consiga reunir todos os documentos necessários, deve entregar o material incompleto e depois a realização de uma declaração retificadora.

— Ao contrário do que muitos pensam, a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a malha fina, porém, depois da entrega deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.