Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Receita já recebeu mais de 430 mil declarações do Imposto de Renda

Até o fim do prazo, 28,5 milhões de contribuintes devem acertar as contas com o Leão

Economia|Do R7

O prazo de entrega da declaração vai de 1º de março a 29 de abril
O prazo de entrega da declaração vai de 1º de março a 29 de abril O prazo de entrega da declaração vai de 1º de março a 29 de abril

A Receita Federal informou, nesta quarta-feira (2), que recebeu 434.809 declarações do IR (Imposto de Renda) até as 11h. De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a expectativa é de que 28,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração. O prazo de entrega da declaração vai de 1º de março a 29 de abril.

Confira quem é obrigado a declarar

Faça o download do programa gerador do Imposto de Renda

Novidades

Publicidade

Uma das principais novidades para este ano é que os contribuintes terão de incluir na declaração o CPF dos dependentes a partir de 14 anos. A obrigatoriedade, antes, abarcava os dependentes com 16 anos ou mais, mas uma instrução normativa alterou a regra no início deste ano.

Outra mudança é que os contribuintes obrigados a declarar IR não precisarão mais detalhar os rendimentos do cônjuge ao preencher a declaração. Bastará informar o CPF do marido ou da mulher, uma vez que a Receita Federal tem acesso às demais informações em seu banco de dados.

Publicidade

Para os profissionais das áreas de saúde, odontologia e advocacia que recebem rendimentos de pessoas físicas, a mudança é que eles terão que informar à Receita o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente (antes o valor era informado de forma global). Isso evita que a declaração fique retida em malha fina.

Já a principal mudança tecnológica está na própria entrega da declaração. No ano passado, era preciso fazer a gravação, verificar as pendências e então transmiti-la. Neste ano, há um botão "entrega da declaração", que executará as três funções ao mesmo tempo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.