Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba quais são os principais erros que levam a declaração de Imposto de Renda para a malha fina

Erros de digitação e omissão de rendimentos tendem a resultar em uma "mordida do Leão"

Economia|Do R7

Malha fina é indesejada por todos os contribuintes que declaram o IR
Malha fina é indesejada por todos os contribuintes que declaram o IR Malha fina é indesejada por todos os contribuintes que declaram o IR

Todos os anos, o maior medo dos contribuintes que declaram anualmente o Imposto de Renda é ter a declaração retida pela Receita Federal, na tão temida malha fina. No entanto, algumas atitudes podem ser tomadas para evitar a situação.

Segundo o especialista em Imposto de Renda da Crowe Horwath, Daniel Nogueira, na hora de preencher a declaração é necessário estar atento para não cometer erro de digitação e não omitir os rendimentos obtidos ao longo do ano passado.

Nogueira destaca ainda que as diferenças listadas entre os gastos declarados e os documentos que os comprovam são verificados com agilidade pela Receita e levam os contribuintes para a malha fina.

— Atualmente a Receita Federal possui um sistema automático de cruzamento de informações e qualquer centavo pode resultar em malha fina ao contribuinte. Por isso, é recomendado que antes do envio, o declarante revise muito bem as informações declaradas.

Para o especialista, também costumam cair na malha fina contribuintes que não declaram a compra e venda de bens, quem coloca dados superficiais a respeito do investimento em ações e aqueles que demonstram ter uma evolução patrimonial incompatível com os dados declarados nos anos anteriores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.