Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Salão vai ofertar imóveis com preço a partir de Minha Casa, Minha Vida

Evento vai acontecer das 9h às 20h, no próximo fim de semana, dos dias 18 a 20 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP)

Economia|Giuliana Saringer, do R7

Evento será realizado no Expo Center Norte, em SP
Evento será realizado no Expo Center Norte, em SP Evento será realizado no Expo Center Norte, em SP

Quem tiver interesse em comprar a casa própria pode ir até o primeiro Salão do Imóvel, em São Paulo (SP), e negociar por um dos imóveis disponíveis. O evento vai ser realizado dos dias 18 a 20 de outubro deste ano e oferecerá cerca de 2.500 unidades ao público, entre casas e aparatamentos, segundo os dados enviados pela assessoria de imprensa no dia 10 de outubro. 

Preço da casa própria volta a cair em setembro, aponta FipeZap

Os compradores podem optar desde estúdios até imóveis maiores, considerados de alto padrão, com valores a partir do padrão Minha Casa, Minha Vida. 

A organização do Salão diz que espera receber 15 mil visitantes durante os três dias, realizado pelas entidades Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil).

Publicidade

O presidente da Abrainc, Luiz França, diz que a expectativa de venda no Salão é muito positiva. “A gente tem certeza que vai ser um sucesso de vendas, até porque o ciclo do mercado imobiliário está anunciando uma melhora”, afirma.

Para França, comprar no Salão é uma boa oportunidade, já que é possível comparar as ofertas de 40 incorporadoras do mercado de maneira mais fácil. Além disso, afirma que o evento acontece no final de semana para que os membros da família consigam escolher um imóvel juntos.

Publicidade

O professor do MBA de Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil da FGV (Fundação Getulio Vargas), Sérgio Cano, diz que este tipo de evento é interessante, já que as incorporadoras tendem a oferecer boas condições de compra.

“O comprador vai ter mais alternativas de escolha concentradas em um mesmo local. Evita que a pessoa tenha que se deslocar em várias regiões”, afirma Cano.

Publicidade

Para ele, a grande quantidade de empresas ofertando imóveis faz com que a concorrência motive descontos e condições especiais, como documentação mais barata ou entregar um dos cômodos da residência mobiliados.

Como escolher um bom imóvel

• Boa localização

França orienta que o comprador conheça bem a região do imóvel antes de fechar a compra. É importante avaliar como as necessidades básicas são supridas no local, como proximidade com escolas e hospitais.

• Configuração do imóvel

Escolhida a localização, a orientação de França é que a família avalie a configuração do imóvel. “[Precisa] estar alinhada com as necessidades da família. O imóvel é algo que você vai ficar muitos anos dentro dele”, afirma, dizendo que diferentemente de um carro, que é mais fácil de trocar caso o comprador se arrependa da aquisição. 

• Qualidade das empresas

Negociar com empresas renomadas e com boa reputação no mercado é essencial para fazer um bom negócio. França diz que “no Salão, todas as empresas têm uma qualidade excelente. Um grupo de incorporadoras específicos, tradicionais e renomados no mercado”.

• Negociação

Após definidos todos os pontos anteriores, o consumidor deve negociar a melhor forma de pagamento e a taxa de financiamento, se for pagar desta maneira. Para França, é essencial que haja um planejamento para que a parcela da dívida caiba no bolso do comprador.

Cano afirma que, quanto maior o estoque de imóveis da empresa, melhores tendem a ser as condições de venda. Além disso, o professor orienta que o consumidor pesquise as melhores taxas de juros e financiamentos.

“Como os bancos vêm reduzindo as taxas [de juros], eles estão competindo muito no crédito imobiliário, querendo este cliente que vai ter uma relação de longo prazo com o banco”, afirma. Para Cano, este é um momento propício para comprar imóveis, devido à queda de preços e as baixas taxas de juros.

A assessoria de imprensa do evento informa que as incorporadoras oferecem diferentes benefícios para atrair mais clientes, como ITBI (Imposto sobre a transmissão de bens imóveis) e registro grátis, descontos de até R$ 15 mil, facilitação na entrada e piso laminado entregue nos quartos. Essas condições e "bônus" variam de empresa para empresa. 

• Documentação do imóvel

Cano afirma que o comprador precisa prestar atenção na documentação do imóvel antes de fechar a compra, principalmente em imóveis ainda na planta. É preciso se certificar de que a propriedade possui memorial descritivo registrado, ou seja, documento que determina quais os itens que devem estar presentes tanto na unidade comprada como na área de lazer do condomínio, caso haja.

• Taxas importantes

No momento de fechar o financiamento com algum banco, o comprador precisa entender todas as taxas e valores embutidos na parcela. O essencial é perguntar sobre tudo para não restar dúvidas e fechar o negócio.

Por mais que o imóvel tenha um bom preço e caiba no orçamento, o comprador precisa se antecipar e questionar o valor esperado da taxa de condomínio, caso compre um apartamento ou casa em condomínio fechado.

Cano diz que é importante avaliar se o valor da parcela do financiamento e o condomínio cabem no bolso para não ter nenhuma surpresa no futuro. O valor da parcela mais o da taxa de condomínio não pode ultrapassar 30% da renda familiar bruta, segundo Cano.

Serviço:

Data: 18, 19 e 20 de outubro (sexta-feira, sábado e domingo)

Hora: das 9h às 20h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

Av. Otto Baumgart, 1000 - Vila Guilherme, São Paulo – SP

Preço: Entrada gratuita

Veja alguns imóveis ofertados no Salão:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.