Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Standard & Poor's diz que Brasil tem, agora, equipe econômica forte

Economia|

A presidente da Standard & Poor's (S&P) para a América Latina, Regina Nunes, traçou um cenário relativamente positivo em relação à economia brasileira. Ao falar para uma plateia formada por empresários e representantes do mercado financeiro que participam de evento do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), em São Paulo, nesta quinta-feira, 12, Regina destacou que o governo mudou e que agora tem uma equipe econômica forte e conhecida.

A executiva reiterou que o rating de um país sempre vai refletir a sua capacidade de honrar as suas dívidas e avaliou que a economia brasileira passou a produzir indicadores negativos e que medidas contracíclicas passaram a não funcionar, mas ressaltou que os sinais emitidos pela nova equipe econômica, demonstrando comprometimento com uma política fiscal ortodoxa, sobretudo, são positivos.

"Em 2013 o governo disse para a S&P que não haveria meta fiscal para o ano seguinte e que faria de tudo para recuperar o crescimento", lembrou Regina, acrescentando que, agora, as coisas mudaram com a formação de "uma equipe econômica forte, capacitada e que todos conhecem", disse.

Para Regina Nunes, é preciso reforçar que, além de a equipe econômica ser forte ela faz parte de um governo eleito democraticamente. Segundo ela, há uma insatisfação com o governo porque a inflação está alta, mas que o governo está no caminho certo. A liberação de aumentos de preços de tarifas públicas e combustíveis, antes represados, pressiona a inflação, mas faz parte de um processo que vai levar a uma melhora mais à frente. "É melhor que se distribua o custo de um ajuste econômico com a sociedade do que este custo ficar concentrado no governo", disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.