Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Telefone fixo está presente em apenas um terço dos lares no Brasil

Estudo do IBGE comprova que população tem preferido manter apenas celular em casa, inclusive como forma de acesso à internet

Economia|Fernando Mellis, do R7

Queda das linhas fixas já vem acontecendo há anos
Queda das linhas fixas já vem acontecendo há anos Queda das linhas fixas já vem acontecendo há anos

Em uma época de smartphones e aplicativos de mensagens, o telefone fixo está presente em somente um terço dos lares brasileiros. É o que consta em um estudo estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado nesta quarta-feira (21). A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) 2016 mostra também o que já tem se observado há alguns anos: o celular ocupa o espaço do telefone fixo.

Em 60,9% dos domicílios, havia somente o celular como serviço de telefonia. A funcionária pública Lucimara Ramalho, que manteve uma linha fixa por mais de 20 anos em casa, na zona leste de São Paulo, passou por essa mudança recentemente.

"Eu sabia o número [do telefone fixo] com mais facilidade do que dos meus documentos, de tão acostumada que já estava", lembra. Até que um dia resolveu fazer as contas e percebeu que não estava mais usando tanto assim o telefone de casa. "Foi uma das primeiras coisas que decidi cortar, hoje em dia o celular resolve praticamente tudo", conta ela, que tem um plano que permite ligações ilimitadas para fixo e móvel, além de um pacote de internet para usar aplicativos de mensagens.

Dos 69,3 milhões de lares brasileiros, 23,3 milhões tinham telefone fixo em 2016. Na região Norte, por exemplo, o serviço estava presente em apenas 11% dos domicílios (veja gráfico abaixo).

Publicidade

Celulares

Já os celulares estão em nove de cada dez casas brasileiras. No Sudeste, onde mora Luciana, quase metade das residências (47,7%) tem somente o telefone móvel.

A Anatel registrava 236,4 milhões de linhas móveis no fim de 2017: praticamente o dobro do que havia há dez anos. O retrato é o oposto quando se fala de telefones fixos. Em janeiro de 2015, eram 18,6 milhões de linhas residenciais, número que caiu 16,6% após três anos — menos 3,1 milhões de linhas.

Publicidade

Para tentar evitar essa fuga de clientes, as operadoras incluem o telefone fixo como parte de muitos pacotes de TV por assinatura e internet banda larga. Porém, com as facilidades de aplicativos de mensagens e serviços de streaming de vídeo, muitos consumidores que buscam economizar acabam ficando somente com a internet.

Segundo o estudo divulgado hoje, 77,1% da população com 10 anos ou mais possuía celular para uso pessoal em 2016. Em regiões como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o número passa de 80%, enquanto no Norte e no Nordeste não atinge 70%.

Publicidade

Também vale destacar que o celular está menos presente entre pessoas com 60 anos ou mais. Apenas 60,9% possuem celular. Já nas faixas etárias de 18 a 59 anos, cerca de 80% possuem telefone móvel.

Internet móvel

O IBGE destaca ainda no estudo que "o acesso à Internet por meio da telefonia móvel celular é um recurso de comunicação e de obtenção de informação que vem sendo visto cada vez mais como integrante do cotidiano de um número crescente de pessoas".

O smartphone é o meio mais utilizado pelos brasileiros na hora de acessar a internet. O levantamento constatou que 94,6% das pessoas usam o celular na hora de navegar. Um terço da população tem somente esse equipamento como forma de usar internet.

Sem celular

Dois em cada dez brasileiros com mais de 10 anos de idade não possuem celular (cerca de 41,1 milhões de pessoas), segundo o IBGE. O custo de aparelho é apontado por 25,9% como sendo o principal motivo, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde a renda é menor.

Em seguida vem a falta de interesse (22,1%). Outros 20,6% afirmam que usam o celular de outra pessoa. Para, 19,6% o principal motivo é não saber usar o telefone móvel.

Apenas 54,3% dos moradores de áreas rurais tinham celular em 2016. Nas áreas urbanas, a parcela da população que tem o equipamento é 80,9%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.