Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tira-dúvidas IR: como declarar despesa com saúde de filho que não é dependente?

Qualquer pessoa pode enviar perguntas por email ao R7, que elas serão respondidas pelo site em parceria com o CRCSP

Economia|Do R7

Entrega da declaração do Imposto de Renda vai até o dia 31 de maio
Entrega da declaração do Imposto de Renda vai até o dia 31 de maio Entrega da declaração do Imposto de Renda vai até o dia 31 de maio

O R7, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), responde a dúvidas dos contribuintes sobre o IR 2023. Para participar, basta enviar a pergunta por email, para economia-R7@sp.r7.com. O prazo para a entrega da declaração termina no dia 31 de maio.

Pergunta:Na declaração do Imposto de Renda, onde eu devo informar o valor de uma despesa médico-hospitalar que está com meu nome e CPF, mas com a indicação de que o atendimento foi prestado a meu filho, que tem renda própria e não é meu dependente? (Edno Rodrigues de Santana)

Resposta: Senhor Edno, como se trata de um gasto referente a atendimento médico (ou de plano de saúde) do seu filho, e o mesmo não é seu dependente no Imposto de Renda, essa despesa deve ser informada na declaração do IR dele, e não na do senhor.

Na própria DIRPF 2023, ele tem de acessar a ficha Pagamentos Efetuados (código 26) e informar todos os dados no campo 7 (observações).

A declaração do Imposto de Renda pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu Imposto de Renda, ou pelo Programa do IRPF 2023.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.