Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Turbulência na Airbus ofusca acordo com Bombardier

Economia|

PARIS (Reuters) - O golpe da Airbus na compra de um projeto de aviação canadense de 6 bilhões de dólares por um dólar surpreendeu os investidores e tirou o foco da crescente disputa ética na semana passada, mas o desordem interna levantou questões sobre como a empresa pode implementar o acordo.

A fabricante aeroespacial garantiu o acordo para o programa CSeries da Bombardier ao se comprometer usar seu poder de marketing com os jatos, assim como a Airbus se desviou da queda das vendas e das investigações de corrupção interna e externa.

O presidente-executivo, Tom Enders, pediu aos funcionários que mantenham a calma em relação aos relatórios franceses que descrevem os pagamentos aos intermediários e a crescente preocupação com as investigações.

"A Bombardier pediu uma ambulância e a Airbus enviou um carro fúnebre", disse uma pessoa familiarizada com o assunto.

Publicidade

Mas o mesmo assunto, que surgiu pela primeira vez em 2016, começou a encobrir o impulso das vendas. Nos primeiros nove meses do ano, a Airbus representou apenas 35 por cento das vendas mundiais de jatos na competição direta com a rival norte-americana, Boeing.

A operação de vendas da Airbus está desmoralizada e desordenada, disseram várias fontes da indústria, com algumas pessoas culpando Enders por virar a empresa contra si.

(Por Tim Hepher)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.