Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Venda de veículos novos no Brasil deve encerrar maio em queda

Segundo fonte do setor, as vendas de carros somaram 273,54 mil unidades até agora

Economia|

Venda de carros 0km deve encerrar o mês em 287,2 mil unidades
Venda de carros 0km deve encerrar o mês em 287,2 mil unidades Venda de carros 0km deve encerrar o mês em 287,2 mil unidades

As vendas de veículos novos no Brasil devem mostrar queda em maio, pressionadas pelo desempenho de carros e comerciais leves, em um período em que a indústria seguiu tomando medidas para cortar produção.

Segundo fonte do setor com acesso a dados preliminares de emplacamentos, as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em maio até a última quinta-feira (29) somaram 273,54 mil unidades, valor que corresponde a uma média por dia útil de cerca de 13,7 mil unidades ante cerca de 15,2 mil em maio de 2013.

Em se mantendo a média de vendas para esta sexta-feira (30), as vendas de veículos novos devem encerrar o mês em 287,2 mil unidades, queda de 2% sobre abril e de 9% em relação a maio de 2013.

Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas

Publicidade

O desempenho deve contribuir para reforçar fraqueza do PIB (Produto Interno Bruto) neste primeiro semestre. Nesta sexta-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o PIB de janeiro a abril cresceu 0,2% sobre o quarto trimestre do ano passado, dentro do esperado pelo mercado.

Segundo os dados preliminares de licenciamentos, as vendas de abril e maio somam 580 mil veículos, queda de quase 11% sobre o mesmo período de 2013.

Publicidade

No acumulado do ano até quinta-feira, o setor tem licencimentos de 1,392 milhão de unidades, queda de 6 por cento sobre os cinco primeiros meses do ano passado.

A associação que representa as montadoras, Anfavea, manteve no início deste mês expectativa de que as vendas de veículos novos no Brasil em 2014 vão crescer 1,1%, para 3,81 milhões de unidades.

Publicidade

Por segmento, as vendas de automóveis e comerciais leves em maio até quinta-feira somaram 259,2 mil unidades, queda de 7% sobre o mesmo período de abril, segundo dados informados pela fonte.

Já as vendas de caminhões, represadas no início do ano por atrasos em programas de financiamento do BNDES, subiram 12% na mesma comparação, para 12 mil unidades. Os emplacamentos de ônibus tiveram queda de 2%, a 2,3 mil unidades.

A associação que representa concessionários de veículos, Fenabrave, divulga dados oficiais de vendas de veículos, incluindo motos e implementos rodoviários na próxima terça-feira. Já a Anfavea, publicará números de produção e exportações na próxima quinta-feira.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.