Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vendas do comércio desaceleram em outubro, diz IBGE

Apesar da redução no ritmo, trata-se do sexto resultado positivo seguido do setor este ano

Economia|Giuliana Saringer, do R7

Indicador desacelerou para 0,1% em outubro
Indicador desacelerou para 0,1% em outubro Indicador desacelerou para 0,1% em outubro

As vendas do comércio varejista desaceleram em outubro, segundo a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada nesta quarta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O indicador registrou 0,1% frente a 0,8% em setembro deste ano. Apesar da redução no ritmo, trata-se do sexto resultado positivo seguido do setor este ano.

A pesquisa mostra que seis das oito atividades pesquisadas registraram alta, sendo elas equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,3%), combustíveis e lubrificantes (1,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%), móveis e eletrodomésticos (0,9%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,3%) e tecidos, vestuário e calçados (0,2%).

Em contrapartida, setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo ficou estável e as vendas do segmento de livros, jornais, revistas e papelaria caíram.

Publicidade

As vendas acumulam alta de 1,6% de janeiro a outubro deste ano e de 1,8% nos últimos 12 meses. 

Para a gerente da pesquisa, Isabelle Nunes, o varejo está encerrando 2019 melhor do que iniciou. “Isso por conta do quadro conjuntural mais favorável ao consumo, com uma melhora no mercado de trabalho, apesar de predominar a informalidade, e na massa de rendimentos. A liberação do FGTS e a inflação controlada também impulsionaram as vendas. Além disso, houve um aumento na concessão de crédito para pessoa física, o que estimula a aquisição de bens duráveis”, afirma. 

Em comparação a outubro do ano passado, as vendas cresceram 4,2%. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.