Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vendas do comércio recuam pelo 3º mês seguido em setembro

Pior desempenho foi do segmento de móveis e eletrodomésticos, cuja queda foi de 2,1%

Economia|Do R7

Comércio varejista registrou queda de 1% nas vendas em setembro
Comércio varejista registrou queda de 1% nas vendas em setembro Comércio varejista registrou queda de 1% nas vendas em setembro

As vendas do comércio varejista diminuíram pelo 3º mês consecutivo em setembro, de acordo com a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (10).

Entre agosto e setembro, o setor registrou uma queda de 1% na atividade. Entre julho e setembro, o setor acumula perdas de 2,4%.

Seis das oito atividades pesquisadas pelo IBGE registraram queda nas vendas, com destaque para o segmento de móveis e eletrodomésticos (recuo de 2,1% nos negócios) e de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,4%).

Os outros resultados negativos vieram de do grupo livros, jornais, revistas e papelaria (-2%); tecidos, vestuário e calçados (-0,7%); combustíveis e lubrificantes (-0,5%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,3%).

Publicidade

Leia mais notícias de Economia

Na contramão dos resultados negativos, as vendas do segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos avançaram 1% em relação a agosto, enquanto a atividade de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação ficou estável nessa comparação.

Publicidade

Dentro do comércio varejista ampliado, que considera mais duas categorias de produtos, as vendas de veículos, motos, partes e peças aumentaram 2,9% entre agosto e setembro — o que ajuda a reparar a queda de 7,4% acumulada entre julho e agosto. Por outro lado, o grupo material de construção diminuiu 3,1% na mesma comparação.

Setembro de 2016 x setembro de 2015

No confronto entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2015, as vendas no varejo recuaram 5,9% — 18ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. Os índices para o volume do comércio varejista também foram negativos para o acumulado dos nove primeiros meses do ano (-6,5%), ambas as comparações contra iguais períodos do ano anterior. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.