Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vendas no varejo crescem 2% em 2017, diz IBGE

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio mostram que mês de dezembro teve recuo de 1,5% em relação à novembro do mesmo ano

Economia|Giuliana Saringer, do R7

Móveis e eletrodomésticos puxaram resultado
Móveis e eletrodomésticos puxaram resultado Móveis e eletrodomésticos puxaram resultado

As vendas no comércio varejista cresceram 2% em 2017, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados nesta sexta-feira (9).

Este é o primeiro resultado positivo desde 2014, ano que registrou crescimento de 2,2% no comércio. Em 2015 e 2016, houve quedas de, respectivamente, -4,3% e -6,2%. 

A categoria de móveis e eletrodomésticos foi a que teve maior influência positiva sobre o resultado do acumulado do ano, registrando alta de 9,5%. Em seguida aparecem as categorias de material de construção (9,2%) e tecidos, vestimentas e calçados (7,2%).

Os dados também indicam que a venda de livros, jornais, revistas e materiais de papelaria teve um baixo desempenho ao longo do ano. Houve recuo de 4,2% nas vendas. Outras categorias que registraram resultados negativos foram combustíveis e lubrificantes (-3,3%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-3,1%). 

O mês de dezembro de 2017 registrou queda de 1,5% nas vendas, em relação com o mês anterior do mesmo ano. Já em comparação com dezembro de 2016, o último mês de 2017 teve 3,3% de aumento nas vendas do comércio varejista. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.