Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vital: Tesouro passa a atuar a partir de amanhã com dois vencimentos de LFT

Economia|

O coordenador-geral de operações da Dívida Pública, Luis Felipe Vital, disse nesta quarta-feira, 25, que o Tesouro passará a atuar a partir de amanhã com a oferta de papéis mais curtos de Letras Financeiras do Tesouro (LFTs), atrelados à Selic. Segundo ele, os dois vencimentos serão para setembro de 2022 e para março de 2026.

"As condições de mercado também podem demandar uma alteração no mecanismo dos leilões desses papéis pelo Tesouro, com a volta do leilão de preço uniforme", informou Vital.

Atualmente, há dois mecanismos de leilão usados pelos Tesouro. Um é o de preço múltiplo, em que cada investidor recebe a taxa de sua oferta, e outro é o de preço único (ou uniforme), no qual todos os investidores recebem a mesma taxa de corte. Atualmente, os leilões de prefixados e LFTs são de preço múltiplo, e os de NTN-Bs (atrelados à inflação) são de preço uniforme.

O último leilão de LFT foi realizado em 27 de fevereiro, com preço múltiplo. A partir de amanhã, as LFTs passarão a seguir o mecanismo de preço uniforme. A alteração não se aplicará aos prefixados, que continuam com preço múltiplo.

Publicidade

Segundo Vital, o Tesouro observou uma "reprecificação global dos ativos e mudança no sentimento de risco dos investidores". Isso inclui uma preferência do mercado por títulos de vencimento mais curto.

Atuação

Publicidade

Em relação à atuação do Tesouro nas últimas semanas, Vital disse que inicialmente o foco foram os mercados que apresentaram maior disfuncionalidade, entre eles o de NTN-Bs intermediárias e longas e prefixados longos. O Tesouro atuou tanto na compra quanto na venda, "de forma a criar referências para o mercado secundário".

"Ao longo das atuações, o Tesouro verificou maior estabilidade em alguns mercados, como o de NTN-Bs longas, e necessidade de atuar em outros, como o de NTN-Bs curtas. Com o tempo, observou-se um fluxo vendedor decrescente e investidores passando a demandar títulos nos níveis atuais de taxa", disse o técnico, em referência ao fato de o órgão ter reduzido a atuação no mercado nesta semana.

"O Tesouro continuará atuando por prazo indeterminado sempre que observar disfuncionalidade em qualquer segmento da curva de juros, conforme comunicado publicado hoje", ressaltou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.