Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vivo lança cobertura 4G em mais 12 cidades de 5 Estados

Economia|

Por Luciana Bruno

SÃO PAULO (Reuters) - A operadora de telecomunicações Vivo lançou nesta quarta-feira a ativação da cobertura 4G em mais 12 cidades em cinco Estados brasileiros, mantendo-se na liderança no fornecimento de tecnologia de Internet móvel de quarta geração pelo número de municípios cobertos.

Com a inclusão dos novos municípios, a Vivo passou a oferecer cobertura 4G em 152 cidades brasileiras, enquanto a operadora Claro, do grupo América Móvil, disponibiliza a tecnologia em 142 cidades, a TIM em 74 cidades, e Oi, em 45 municípios, segundo dados mais recentes referente a julho da consultoria Teleco.

Segundo a Vivo, as novas cidades que receberam cobertura são Aparecida de Goiânia, em Goiás; Bertioga, Diadema, Embu das Artes, Itapevi, Itaquaquecetuba e Sumaré, em São Paulo; Camaçari, Itabuna e Vitória da Conquista, na Bahia; Várzea Grande, no Mato Grosso; e Pelotas, no Rio Grande do Sul. A ativação da rede 4G nesses municípios ocorreu ao longo de agosto.

Publicidade

O vice-presidente executivo de marketing e vendas da Vivo, Christian Gebara, disse que mesmo com a desaceleração econômica, a operadora continua focada nos investimentos em Internet móvel.

No primeiro semestre a empresa realizou investimentos totais de 3,8 bilhões de reais, alta anual de 7,5 por cento. Para 2015 todo, a previsão é de investimentos estáveis em 8,4 bilhões de reais. Os números incluem a GVT, adquirida no ano passado.

Publicidade

"O smartphone continua sendo um produto com crescimento. Os clientes compram também no varejo e depois acabam ativando o aparelho 4G na nossa rede", disse Gebara ao ser questionado sobre a recente desaceleração do mercado de celulares.

A consultoria IDC Brasil prevê queda de 8 por cento nas vendas de smartophones em 2015, para 50 milhões de unidades. A baixa pode ser ainda maior, levando em conta que os preços devem subir após a edição na terça-feira de uma medida provisória que extingue a isenção de PIS/Cofins para esses aparelhos a partir de 1º de dezembro.

Gebara não quis comentar a medida, que afeta aparelhos de valor menor de 1 mil reais, mas declarou que pode haver impacto nos celulares 4G. "Estamos analisando. Não sei quanto isso pode afetar porque depende do valor do aparelho", disse, completando que a Vivo vende alguns aparelhos 4G com valor inferior a 1 mil reais, sem citar marcas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.