Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

205 redações do Enem desrespeitam direitos humanos 

O tema abordou a educação de surdos no Brasil

Educação|Ingrid Alfaya do R7

Alunos durante prova do ENEM 2017
Alunos durante prova do ENEM 2017 Alunos durante prova do ENEM 2017

Estudantes desrespeitaram os direitos humanos em 205 redações do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (18) pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

O tema da redação que abordou a educação dos surdos no Brasil, já tinha causado polêmica quando a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), a ministra Carmem Lúcia, determinou que redações que desrespeitassem os direitos humanos não poderiam ser zeradas, apenas descontadas.

Na época, a ministra defendeu que a liberdade de expressão estaria sendo cerceada pela regra do edital.

Números

Publicidade

Esse ano apenas 53 redações receberam a nota máxima, no ano passado foram 77. A média geral foi de 558 pontos por candidato.

Já o número redações que tiraram nota zero subiu de 291.806 para 309.157. Um crescimento de cerca de 6%. Os motivos foram fuga ao tema, prova em branco, texto insuficiente, parte desconectada, não atendimento ao tipo textual, cópia do texto motivador e outros motivos.

Publicidade

Aluna nota mil

Débora Valença tirou nota mil
Débora Valença tirou nota mil Débora Valença tirou nota mil

A cearense Débora Valença, de 19 anos, é autora de uma das 53 redações nota mil. Ela contou ao R7, que foram três tentativas durante o Ensino Médio e outras três durante o cursinho Ari de Sá. “Minhas notas eram boas nas outras edições, mas eu estudei bastante para conquistar a redação perfeita".

Esses anos não desanimaram a jovem que pretende cursar Medicina na Federal do Ceará. "Persistência foi fundamental nessa conquista". Sobre o tema da redação, Débora afirma que incialmente foi complicado. "Esse tema é muito específico, mas depois de pensar um pouco entendi que é preciso falar sobre educação especial. Gostei!", concluiu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.