Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

África é abordada em novo livro de coleção patrocinada pelo MEC 

O conjunto de livros sobre o continente serviu para a produção de materiais didáticos no Brasil 

Educação|Do R7*

A coleção História Geral da África foi editada em português pela Unesco e financiada pelo Ministério da Educação
A coleção História Geral da África foi editada em português pela Unesco e financiada pelo Ministério da Educação A coleção História Geral da África foi editada em português pela Unesco e financiada pelo Ministério da Educação

Cerca de 20 especialistas de vários países estão reunidos desde ontem (27) para discutir o conteúdo do nono volume da coleção História Geral da África, cujo tema será a diáspora africana. Os debates terminam amanhã (29).

A coleção foi editada em português pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e financiada pelo MEC (Ministério da Educação), com a coordenação técnica da UFSCar (Universidade de São Carlos), de São Paulo, que está sediando o encontro.

Edital para escolas públicas pretende combater desigualdade de acesso dos negros ao ensino 

O nono volume da História Geral da África tem por objetivo atualizar a coleção, já que os oito volumes anteriores abrangeram os períodos da pré-história até a década de 1980.

Publicidade

A nova publicação contemplará as recentes descobertas científicas, teorias, dados e conceitos sobre o passado e o presente da África e de sua diáspora.

Leia mais sobre Educação no R7 

Publicidade

A coleção, com quase 10 mil páginas, foi construída ao longo de 30 anos por 350 pesquisadores, coordenados por um comitê científico composto por 39 especialistas, dois terços deles africanos.

A obra serviu de subsídio à produção de material didático para as escolas de ensino fundamental e médio brasileiras, integrando uma série de iniciativas do MEC para enriquecer a formação de professores e o currículo dos estudantes, conforme estabelecido pela Lei 10.639/2003, que prevê o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas instituições de educação básica.

*Com informações do MEC 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.