Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Circuitos elétricos e mecânica  merecem revisão antes da Fuvest, veja lista com dicas

O R7 e o Sistema COC de Ensino farão a correção comentada do exame

Educação|Do R7

Fio de cobre fio fiação eletricidade telecomunicações eletricidade elétrico elétrica stock
Fio de cobre fio fiação eletricidade telecomunicações eletricidade elétrico elétrica stock Fio de cobre fio fiação eletricidade telecomunicações eletricidade elétrico elétrica stock

No próximo domingo (30), 119 escolas abrirão seus portões, às 12h30, para receber os candidatos do vestibular que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Cerca de 141.888 candidatos disputam 11.177 vagas distribuídas em 11.057 de cursos.

O professor de física do Sistema COC de Ensino Osvaldo Govone listou os assuntos que o candidato precisa saber sobre esta disciplina. Confira!

Circuitos elétricos

Fique atento ao conteúdo relacionado a circuitos elétricos, verificando a forma como os aparelhos estão ligados: série, paralelo ou associação mista. Verifique que, na ligação em série, a intensidade da corrente elétrica é a mesma para todos os aparelhos e, em paralelo, a tensão elétrica é a mesma para todos.

Publicidade

Campos

Observe as regiões de campos gravitacional, elétrico e magnético. Marque as forças atuantes nos corpos imersos nessas regiões, verifique se há equilíbrio ou movimento variado e busque as equações compatíveis. 

Publicidade

Mecânica

A Fuvest aborda muitas questões relacionadas aos choques mecânicos (colisões), por isso é importante observar qual é o tipo de colisão: elástico ou inelástico. Nas colisões, as forças internas superam as externas (se existirem), portanto há conservação na quantidade de movimento do sistema. Vale lembrar que, no choque elástico, há conservação da energia total dos corpos e, na colisão inelástica, parte da energia do sistema é dissipada.

Publicidade

Ondas

As ondas transportam energia e não matéria. Observe os fenômenos ondulatórios de reflexão, refração, interferência, polarização e difração.

Óptica

Os espelhos e as lentes formam imagens dos objetos colocados diante de si. Verifique se as imagens são reais, virtuais ou impróprias. Elas podem ser direitas ou invertidas em relação ao objeto e suas medidas podem ser maior, menor ou igual ao tamanho dos objetos.

Termologia

Observe com atenção a troca de calor realizada entre dois ou mais corpos de um sistema e que nessas trocas pode haver mudanças de fase.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.