Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comunidade de SP vira roteiro de livro pelas mãos de estudantes

Parque Vila Maria integra o projeto "A Cidade da Gente", projeto da editora Olhares e premiado pelo Instituto Pró-Livro

Educação|Karla Dunder, do R7

Yanez, Gustavo e Santos juntos: projeto incentiva o resgate de histórias locais
Yanez, Gustavo e Santos juntos: projeto incentiva o resgate de histórias locais Yanez, Gustavo e Santos juntos: projeto incentiva o resgate de histórias locais

Estudantes de uma escola pública do Parque Vila Maria, zona norte de São Paulo, receberam um desafio: escrever um livro. Não um livro qualquer, mas um texto a partir da observação atenta do bairro. A obra integra a coleção “A cidade da gente”, um projeto da editora Olhares.

“Era um dia normal de aula quando fomos chamados para uma sala e o autor, o José Santos, estava lá e não é todo o dia que a gente tem a oportunidade de ver um escritor de perto”, conta o animado Gustavo Santos. “Para nós, esse é um livro de toda a comunidade, é muito bacana ver nossa história registrada ali.”

O texto abre com um poema, um reflexo do trabalho do professor de História Felipe Yanez, que desenvolve com os meninos e meninas da escola um coletivo de produção de poesia. “Eles trouxeram para o livro muitas referências, procuraram se expressar com uma linguagem afetiva, o que resultou em uma produção muito rica, uma reflexão sobre o que é viver aqui”, diz Yanez.

Estudantes autografam livro sobre o 'Parque Vila Maria'
Estudantes autografam livro sobre o 'Parque Vila Maria' Estudantes autografam livro sobre o 'Parque Vila Maria'

Parque Vila Maria é o 13º livro escrito por José Santos para a coleção. “Viajamos por várias regiões do país e a proposta é justamente essa: que os jovens façam uma reflexão sobre o local onde vivem como um patrimônio, no futuro, com certeza vão cuidar melhor desse espaço.”

Publicidade

Os livros da coleção se tornam importantes referências locais de conhecimento e têm sua tiragem distribuída gratuitamente para as escolas da rede pública da cidade, para que sejam utilizados pelas turmas ano a ano, apoiando as atividades didáticas em temas diversos.

Tanto que o projeto ganhou o prêmio Retratos da Literatura promovido pelo Instituo Pró-Livro, com o propósito de conhecer e valorizar iniciativas no campo de formação de leitores e do estímulo à leitura, em todas as regiões do País. Dos 216 projetos inscritos, 42 foram selecionados como finalistas da edição 2019 e estão distribuídos em quatro categorias: bibliotecas, cadeia produtiva, mídia e organizações sociais civis.

“Cidade da Gente” da Editora Olhares ganhou na categoria Cadeia Produtiva – que busca iniciativas empreendidas por empresas do setor. O livro Parque Vila Maria foi patrocinado pela Viação Cometa e Instituto JCA com recursos do ProAc.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.