Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crise hídrica e política nacional podem ser tema da redação da Fuvest, diz professor do COC

O R7 e o cursinho fazem a correção comentada do exame no próximo domingo (30)

Educação|Do R7

Em textos com essa proposta, é necessário ter clareza na defesa de ideias, usando linguagem simples
Em textos com essa proposta, é necessário ter clareza na defesa de ideias, usando linguagem simples Em textos com essa proposta, é necessário ter clareza na defesa de ideias, usando linguagem simples

Uma semana antes da realização da primeira fase do vestibular da USP (Universidade de São Paulo), que neste ano acontece no próximo domingo (30), o professor Péricles Polegatto, do Sistema COC de Ensino, explica que a redação deve exigir um texto dissertativo-argumentativo, tendo como possíveis temas a crise hídrica ou a política nacional.

Segundo o especialista, em textos com essa proposta, é necessário ter clareza na defesa de ideias, usando linguagem simples e sem rebuscamentos, que garanta o entendimento do que é exposto, sem exageros de linguagem ou uso de expressões pouco utilizadas. Veja outras dicas.

Gramática

A prova da Fuvest não costuma apresentar questões voltadas para a gramática em específico, tendo como foco principal a compreensão de textos, que direcionam o candidato sobre o conteúdo, que pode ser sobre concordância e regência, por exemplo, em vez de exigi-lo de forma direta. Ou seja, entender as questões pode ser o diferencial. 

Publicidade

A dica é ler as questões antes de fazer a leitura de todo o texto, que deve ser feita duas vezes caso o candidato tenha alguma dúvida ou dificuldade. São nas questões sobre o texto que a gramática aparece de forma implícita. Gráficos com porcentagens e estatísticas já apareceram em outros anos e podem estar no dia 30 para serem interpretados.

Leitura obrigatória

Publicidade

A lista de livros para leitura obrigatória é a mesma do ano passado:

Viagens na minha terra – Almeida Garrett;

Publicidade

Til – José de Alencar;

Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida;

Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis;

O cortiço – Aluísio Azevedo;

A cidade e as serras – Eça de Queirós;

Vidas secas – Graciliano Ramos;

Capitães da areia – Jorge Amado;

Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade.

Fique ligado!

Em geral, os títulos têm alguma ligação com a atual realidade do país. Por exemplo, Capitães da areia tendo como centro da narrativa meninos de rua, evidenciando temas como desigualdade social e violência urbana, e A cidade e as serras, tratando de questões sobre o homem da cidade grande, a ilusão do progresso e as oportunidades que resultam em frustração, o retorno ao campo, a lugares onde possa ter uma vida mais simples, podem ser exemplos claros dessa relação com a atualidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.