Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Direito e Tecnologia: descubra novas possibilidades de carreiras na área jurídica

Atualmente, o profissional tem mais caminhos para seguir, além da advocacia tradicional, da docência ou do concurso público. Leia o texto e saiba mais.

Educação|Do R7 Conteúdo e Marca

As áreas do Direito tradicional (Direto do Trabalho, Civil, Tributário, etc) foram impactadas pelas novas tecnologias
As áreas do Direito tradicional (Direto do Trabalho, Civil, Tributário, etc) foram impactadas pelas novas tecnologias As áreas do Direito tradicional (Direto do Trabalho, Civil, Tributário, etc) foram impactadas pelas novas tecnologias

A advocacia e o curso de Direito vêm passando por um processo de transformação nos últimos anos, tendo a tecnologia como motor que acelera esse processo de mudanças constantes. E o profissional ou estudante devem ficar antenados às discussões do momento envolvendo o tema Direito e Tecnologia, pois estão surgindo novas possibilidades profissionais de desenvolvimento de carreiras.

“Existem outras possibilidades de empreender e mais desenhos de carreira na área relacionada ao Direito e à Tecnologia que ainda estão em fase de evolução. Ou seja, hoje o profissional não tem apenas os caminhos da advocacia tradicional, da docência ou do concurso público para seguir”, avalia Anna Prado, professora de Direito Constitucional e Tributário da Uninassau, universidade referência no país e parte integrante de um dos maiores grupos de ensino do Brasil.

Segundo ela, as áreas do Direito tradicional (Direto do Trabalho, Civil, Tributário, etc) foram impactadas pelas novas tecnologias, o que exige uma visão multidisciplinar para resolver os problemas que surgem no dia a dia da profissão. “Todas as áreas do Direito demandam um olhar tecnológico”, diz a professora.

Startups e soluções tecnológicas

Publicidade

De acordo com Anna Prado, hoje o advogado pode trabalhar em startups, por exemplo. Ou ainda ajudar a desenvolver soluções tecnológicas para melhorar o funcionamento de escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, tribunais e empresas.

Carreiras como a de Gestor de Privacidade e Controlador de Dados estão em alta após a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em 2020. A professora cita ainda as seguintes profissões novas: arquiteto jurídico e engenheiro jurídico, segurança cibernética, protetor de ativos digitais, head de inovação, analista de dados, entre outras. 

Publicidade

Tradição e inovação

Com conceito 5 no MEC (nas unidades de Recife e Maceió), o curso de Direito da Uninassau prepara o aluno para as novas carreiras, aliando, em sua grade curricular, teoria e prática. “Desde o início da graduação o aluno é estimulado a pensar fora da caixinha do tradicionalismo do Direito”, afirma Anna Prado.

Publicidade

Com o auxílio de docentes de notoriedade nacional e com o suporte pedagógico de excelência, o estudante desenvolve habilidades/competências profissionais e humanas, aprendendo a trabalhar em equipe, ser resiliente, flexível, criativo e inovador. Ou seja, na Uninassau você tem mais possibilidades de se tornar um profissional do futuro.

Além disso, a Uninassau forma profissionais com forte base humanística, com expertise no exercício da advocacia em uma perspectiva empreendedora. “Desde o início da graduação proporcionamos atividades específicas e ofertamos disciplinas para os alunos desenvolverem capacidades empreendedoras na área do Direito”, explica Anna Prado.

O estudante da Uninassau potencializa seu perfil empreendedor fazendo parte de projetos na prática, para que possa alinhar conhecimento teórico e prático, e aprendendo competências importantes, aumentando as chances de ingressar no mercado de trabalho atual. Assim, consegue planejar a sua carreira e ter uma visão diferenciada do mundo jurídico contemporâneo.

A instituição tem ainda um Núcleo de Empregabilidade, que auxilia na formação do currículo do universitário e faz encaminhamentos para estágios. Já no Núcleo de Prática Jurídica o estudante da Uninassau tem a possibilidade de vivenciar o dia a dia da profissão, colocando em prática o conteúdo teórico estudado em sala de aula.

Clique aqui para saber mais sobre o curso de Direito ofertado pela instituição educacional. Aproveite e inscreva-se já!

No portal da Uninassau você também vai encontrar informações relacionadas a formas de ingresso e valores das mensalidades.

Uninassau. Aprendizado que forma líderes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.