Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Docentes criam grupo de ajuda para o retorno

Associação promove encontros para discutir problemas da categoria

Educação|

Professora criou grupo que ajuda docentes na volta ao trabalho e discute problemas da categoria
Professora criou grupo que ajuda docentes na volta ao trabalho e discute problemas da categoria Professora criou grupo que ajuda docentes na volta ao trabalho e discute problemas da categoria

Tão difícil quanto o afastamento do ambiente escolar é o retorno. A professora de Geografia Rosi Tomura, de 49 anos, está há mais de 10 no status de "readaptada", nome atribuído ao docente que já voltou do período de licença, mas ainda não consegue dar aulas.

Ela teve depressão depois de ver um de seus alunos morrer esfaqueado por um colega na frente da escola, em Mococa, interior do Estado.

"Trabalho em um bairro muito periférico, violento, onde há muitos problemas com drogas", disse.

Após o episódio, que aconteceu no ano de 1999, foi perdendo a vontade de ser professora, até o momento em que nem sequer conseguia sair da cama. "Você começa a se deparar com problemas que são muito maiores do que você e se sente impotente. Vai adoecendo com todo esse cenário. Fui diagnosticada com depressão e fobia social", afirmou.

Publicidade

Rosi se afastou e só conseguiu voltar à escola em 2003, como readaptada, onde permanece até hoje. Foi aí que a professora começou a reunir outros docentes com problemas similares aos enfrentados por ela e criou a Associação dos Professores Readaptados do Estado de São Paulo (Aspresp), que reúne cerca de 1 mil docentes.

Estado dá a professores 372 licenças por dia; 27% por transtornos mentais

Publicidade

O grupo troca relatos virtuais dos problemas e promove encontros para discutir as principais situações da categoria, desabafar e até pedir auxílio jurídico.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Assine o R7 Play e curta toda a programação da Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.