Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem: em Brasília, estudante consegue entrar no último minuto

Portões foram fechados às 13h; diversos estudantes preferiram se adiantar, para evitar imprevistos e atrasos

Educação|Do R7

Até os últimos instantes para o fechamento dos portões de acesso aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (21), candidatos ainda chegavam às escolas.

Em frente ao Centro de Ensino Fundamental Athos Bulcão, no Cruzeiro Novo (no Distrito Federal), o movimento foi tranquilo durante toda a manhã, enquanto os participantes entravam nas salas. O último participante chegou ao local às 12h59. Apesar de ter chegado no minuto final, ele conseguiu entrar com tranquilidade. 

Os vigilantes fecharam as grades pontualmente às 13h, pelo horário de Brasília. Depois disso, nenhum atrasado chegou à escola. Pelo país, quem perdeu a hora teve a entrada barrada.

Portão fechado para o Enem em escola de Brasília
Portão fechado para o Enem em escola de Brasília Portão fechado para o Enem em escola de Brasília

Os participantes que perderem a prova ainda podem participar da próxima etapa de aplicação, na semana que vem, mas não poderão pedir a segunda aplicação do Enem, marcada para janeiro. Isso só será possível se houver problemas durante a prova.

Publicidade

Os portões foram abertos em todo o país às 12h e se fecharam uma hora depois. Na sexta-feira (19), a secretaria de Mobilidade do DF anunciou que reforçaria a frota de ônibus que passam pelos locais de prova do Enem a partir das 9h30, duas horas e meia antes da abertura dos portões.

Para a edição de 2021, mais de 3,1 milhões de participantes se inscreveram, o menor montante desde 2005. Na edição passada do exame, 2,4 milhões faltaram à prova, que registrou recorde de abstenção em meio à pandemia de Covid-19. Por causa da crise sanitária e dos impasses no Ministério da Educação, a prova de 2020 ocorreu em janeiro deste ano.

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior do país. O desempenho no exame é usado como critério de avaliação por universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim como para o acesso a bolsas em faculdades particulares pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). O Enem também é requisito para pleitear a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.