Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem: perdeu a primeira prova? Faça o segundo dia mesmo assim

Estudante que puder justificar a falta deve fazer exame no domingo e pedir reaplicação; quem não tiver desculpa pode usar a experiência para fazer uma autoavaliação em matemática e ciências naturais

Educação|Do R7

Autoavaliação e experiência justificam a presença
Autoavaliação e experiência justificam a presença Autoavaliação e experiência justificam a presença

Todos os estudantes que, por algum motivo, perderam o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)podem fazer as provas deste domingo (20). No caso dos que não tiverem como justificar a falta e forem pedir a reaplicação das provas iniciais, o benefício está na experiência de fazer um teste tão importante e na avaliação de seus conhecimentos.

Na segunda data do Enem serão observados os conhecimentos de ciências da natureza e matemática, disciplinas que costumam reduzir as chances de vários candidatos. No domingo (13), ocorreram as provas de redação, ciências humanas e línguas. 

Leia também

Nova aplicação é possível

Além dos estudantes que vão usar o segundo dia do Enem para autoavaliação, outros podem pleitear a reaplicação do exame, no caso daqueles que foram afetados por problemas logísticos ou de saúde.

São considerados problemas logísticos fatores como desastres naturais que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local — falta de energia elétrica e desmoronamento, por exemplo, ou um erro de procedimento do aplicador que tenha prejudicado o participante.

Publicidade

O direito à reaplicação por motivos de saúde é válido em caso de doenças infectocontagiosas, que precisarão ser comprovadas pelos candidatos. Estão na lista Covid-19, tuberculose, influenza humana A e B, meningite, difteria, sarampo, entre outras. 

Os estudantes que sentiram alguma indisposição ou problema de saúde e tiveram que sair da sala onde estava sendo aplicada a prova no dia 13 não terão direito a outra chance.

Publicidade

A reaplicação deverá ocorrer nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. O pedido para fazer a prova perdida deve ser feito até a sexta-feira (25), cinco dias úteis após a segunda data do exame.

Quem não fizer o primeiro dia de provas, na data oficial ou na reaplicação, terá eliminado qualquer chance de vaga no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os três programas exigem nota acima de zero na redação, aplicada no primeiro domingo do Enem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.