Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem 2021: faltam menos de dois meses para aplicação das provas

Inep confirmou 3.109.762 participantes inscritos; provas acontecem nos dias 21 e 28 de novembro na versão impressa e digital

Enem|Do R7

Provas do Enem 2021 ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro
Provas do Enem 2021 ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro Provas do Enem 2021 ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro

Faltam menos de dois meses para a aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021, que vão acontecer nos dias 21 e 28 de novembro.

Foram confirmadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) 3.109.762 inscritos na edição deste ano. Já para a modalidade digital foram confirmados 68.891 participantes entre as 101.100 vagas ofertadas.

Na última terça-feira (14) o MEC concedeu uma nova oportunidade para os isentos que não compareceram ao Enem 2020. Os participantes têm até às 23h59 do próximo domingo (26) para se inscreverem no exame por meio da Página do Participante no site do instituto.

Leia também

A oportunidade vale especificamente para esse público, que realizará as provas nas mesmas datas do Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Adultos Privados de Liberdade) ou jovens sob medida socioeducativa. As provas ocorrem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nesses casos, a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 também será assegurada. Em janeiro não haverá aplicação digital.

Publicidade

O Inep formalizou o novo prazo de inscrição e os critérios por meio de edital complementar do Enem 2021 impresso, publicado no DOU (Diário Oficial da União). Essa nova chance de inscrição não afeta as provas regulares que ocorrem normalmente em novembro deste ano para todos os participantes que tiveram a inscrição confirmada no prazo previsto, conforme os editais do exame.

Com a nova oportunidade, esse público também tem até domingo para solicitar atendimento especializado. Já o prazo para solicitações de tratamento por nome social vai até a próxima segunda-feira (27).

Publicidade

Enem 2021

No primeiro dia de exame, além da redação, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.

Não tem ideia do tema da redação do Enem 2021? Saiba o que fazer

Publicidade

Uma das provas que mais gera expectativa nos participantes é a redação. É importante lembrar que a redação da versão digital do exame será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel.

Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

Esquenta Enem: R7 Ensina traz aulas online e dicas para o exame

Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.