Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda quais são os desafios do novo ensino médio

Estado de São Paulo foi o primeiro a adotar o novo currículo que dá mais autonomia aos estudantes, mas também exige mais dos professores

Educação|Karla Dunder, do R7

Estudantes poderão escolher itinerário formativo a partir de 2021
Estudantes poderão escolher itinerário formativo a partir de 2021 Estudantes poderão escolher itinerário formativo a partir de 2021

A partir de 2021 os estudantes do primeiro ano do ensino médio de São Paulo poderão escolher quais as matérias que pretendem se apronfundar. Para especialistas, o novo currículo deve ser mais atrativos aos estudantes, mas amplia os desafios dos professores.

O novo currículo paulista é formado por 3.150 horas, distribuídas em um período de três anos. Até então, o mínimo era de 2.400 horas distribuídas nos três anos de Ensino Médio. Do total, em São Paulo, 1.800 horas são destinadas à formação básica, que segue a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). As outras 1.350 são referentes aos itinerários formativos, que são a parte flexível do currículo, na qual os alunos podem escolher de acordo com suas preferências e objetivos.

Com essa proposta, o estudante poderá escolher até duas áreas de conhecimento da formação geral (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) ou da formação técnica e profissional.

As mudanças valem tanto para escolas públicas como particulares. A previsão é de que novo sistema seja implementado progressivamente aos alunos do Ensino Médio, começando pela 1ª série em 2021. Em 2022, para os estudantes da 2º série, e consequentemente, para a 3ª série do Ensino Médio em 2023.

Publicidade

Gustavo Blanco de Mendonça, coordenador de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de SP explica que o aluno "pode escolher dois itinerários que contemplem todas as áreas do conhecimento". 

"O novo currículo é mais atrativo, faz mais sentido para os jovens, que têm mais autonomia para aprofundar o conhecimento nas áreas que possui mais afinidade", diz Mendonça. 

Publicidade

Segundo o coordenador, um grupo de trabalho específico trabalha na formação continuada de professores. "Até o fim deste mês de agosto será apresentado um plano para os professores para ficarem conhecerem melhor a metodologia e possam pensar nos itinerários."

Henrique Braga, coordenador educacional do Sistema Anglo as mudanças curriculares "potencializam os pontos fortes dos estudantes e, de certa forma, isso já é cobrado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e no Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que exigem um desempenho melhor nas disciplinas relativas à area."

Publicidade

"A questão é o conteúdo precisa ser mais contextualizado e os professores terão de se adaptar a uma nova mentalidade, a uma nova perspectiva", avalia Braga.

O Colégio Bandeirantes começou a adaptação ao novo currículo há 5 anos. A instituição fez um investimento alto em design thinking, enviou professores para conhecerem a realidade escolar da Austrália, que se destaca no uso da metodologia STEAM, que integra o ensino de matemática, ciências, tecnologia e artes. 

"Não é um processo fácil, os professores precisam mudar sua forma de ensinar e ter uma percepção integrada do conteúdo, o que é um desafio para todos", observa Mauro Aguiar, diretor do Colégio Bandeirantes. "É preciso investimento na formação do professor, não adianta ter uma lei moderna se não chegar na realidade das pessoas."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.