Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes aprovam exigência de atividades complementares na faculdade, aponta pesquisa

Cerca de 62% dos alunos são a favor de atividades extras para a obtenção do diploma

Educação|Do R7

As atividades adicionais têm como função geral, flexibilizar e enriquecer a formação estudantil e profissional dos cursos
As atividades adicionais têm como função geral, flexibilizar e enriquecer a formação estudantil e profissional dos cursos As atividades adicionais têm como função geral, flexibilizar e enriquecer a formação estudantil e profissional dos cursos

Buscar conhecimentos além da sala de aula é, não só importante, mas obrigatório em muitos cursos e faculdades. Mas as conhecidas “horas complementares” representam um ponto polêmico na trajetória acadêmica. Enquanto alguns consideram um empecilho para a conclusão do curso, outros as julgam fundamentais para desenvolver novos saberes. 

MEC rejeita hipótese de alta inadimplência no Fies 

Uma pesquisa realizada pelo Nube com 7.133 estudantes, com idade entre 15 e 26 anos, mostrou que a maioria dos estudantes concorda com a obrigatoriedade das horas complementares.

A ampla maioria (4.429) respondeu "Concordo, ajuda o estudante a buscar novidades fora da sala de aula”, o que significa dizer que (62%) do total seguiram esta opção. Em seguida, 1.383 (20%) apesar de concordarem, são mais cautelosos. “Concordo em parte, pois é muita pressão.

Publicidade

As atividades adicionais têm como função geral, flexibilizar e enriquecer a formação estudantil e profissional proporcionada pelos currículos dos cursos do ensino superior ou tecnólogo, oferecendo aos alunos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar, articulando os conteúdos teóricos e a prática. Entretanto, há quem concorde ou não com a sua imposição, por parte da direção escolar. 

Para a coordenadora de treinamentos do Nube, Yolanda Brandão, a insegurança é natural durante a vida em sala de aula. 

Publicidade

— São muitas disciplinas e avaliações durante um curso. Mesmo concordando com as horas complementares, podem existir dúvidas sobre a capacidade de lidar com todas as exigências para se formar.

Porém, é possível superar o “bicho de sete cabeças”, segundo a especialista.

Publicidade

— Se o jovem coloca na mente os seus objetivos e planeja, mesmo em uma simples planilha, perceberá como positivo o fato de agregar informações extras.

Por fim, 883 deles, (12%) responderam, “Discordo, pois alguns não têm acesso a cursos e eventos culturais” e 438 (6%) votaram na alternativa “Discordo, há muita falsificação”. 

Yolanda orienta a procura por palestras, workshops e treinamentos gratuitos, já oferecidos em larga escala nos diversos estados brasileiros. 

— Felizmente é possível para qualquer estudante, buscar qualificações sem custos. Seja na prefeitura da cidade, como em ONG’s ou centros de ensino à distância, existem muitas opções para rechear o currículo e aprimorar características essenciais na formação de um profissional íntegro e competente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.