Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudar em casa é um desafio? Veja como driblar a preguiça

Censo mostra que houve um aumento de alunos na EAD, mas também um número alto de desistências. Confira algumas dicas

Educação|Karla Dunder, do R7

Estudantes devem usar a tecnologia a seu favor
Estudantes devem usar a tecnologia a seu favor Estudantes devem usar a tecnologia a seu favor

Você realmente sabe estudar em casa? Aprender sem a presença de um professor ou mesmo sem estar matriculado em um curso regular é um desafio que exige muita disciplina.

De acordo com o Censo da Educação Superior divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na última semana, a modalidade de Ensino a Distância é a que mais cresce no país e hoje alcança 1,37 milhão estudantes. Também é a modalidade que tem o maior índice de evasão: a taxa de desistência supera os 50% em todo o país.

Leia mais: Conheça quais são os melhores cursos de EAD do país

Para os especialistas ouvidos pelo R7, ter disciplina é fundamental para ter sucesso estudando em casa. “Fizemos uma pesquisa com 4 mil pessoas e 40% respondeu que a disciplina é o principal desafio”, afirma Nathalia Tameirão, coordenadora de marketing da SambaTech.

Publicidade

E como manter o foco? Organizar um plano de estudos é importante para conseguir avançar seja em um curso EAD, seja estudando sozinho para provas ou concursos. O primeiro passo é estabelecer uma rotina, definir dias e horários para acompanhar as aulas, no caso de cursos. "Reserve um tempo todos os dias para focar nos estudos”, diz Samir Iasbeck CEO do Qranio. “E tenha foco, tem muita coisa tentando roubar o seu tempo.”

Oriente a família para não interromper. Evite conversas nos aplicativos e deixe aquela espiada nas redes sociais para depois. Celular e computador devem ser usados como ferramenta de estudo.

Publicidade

“Use a tecnologia a seu favor, aproveite as ferramentas que estão a mão para ampliar a gama de informações e até tirar dúvidas”, avalia Iasbeck. Vale pesquisar nos sites de buscas e, como orienta Iasbeck, conferir as vídeo-aulas à disposição no Youtube. “Podemos dizer que existe uma competição global entre professores, é possível escolher a disciplina e o tipo de aula mais interessante até como complemento do conteúdo.”

Para os especialistas, a tecnologia também deve ser usada a favor do comprometimento dos alunos nos cursos. “Para aumentar o engajamento e o interesse dos estudantes, muitas empresas têm apostado na interatividade”, avalia Nathalia. Jogos e quizz são recursos que tornam o aprendizado mais leve e até divertido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.