Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Etec prorroga prazo de inscrição para vestibulinho 2023

Participantes têm até as 15 horas da próxima quarta-feira, dia 23,  para concluir cadastro no site; valor da taxa é de R$ 33

Educação|Do R7

Centro Paula Souza disponibiliza 88 mil vagas em cursos
Centro Paula Souza disponibiliza 88 mil vagas em cursos Centro Paula Souza disponibiliza 88 mil vagas em cursos

O prazo para as inscrições do vestibulinho das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) foi prorrogado até as 15 horas da próxima quarta-feira, dia 23. Os estudantes interessados em participar do processo seletivo devem fazer o cadastro pelo site da instituição.

O valor da taxa é de R$ 33, e são oferecidas mais de 88 mil vagas no estado de São Paulo pelo CPS (Centro Paula Souza). Também é possível ingressar em cursos técnicos, ensino médio integrado ao técnico, ensino médio em diferentes itinerários formativos, AMS (Articulação da Formação Profissional Média e Superior), especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.

Os estudantes que não tiverem acesso à internet nem computadores podem solicitar em uma unidade os agendamentos e horários disponíveis para fazer as inscrições. O objetivo é que todos tenham oportunidade de concorrer às vagas oferecidas pelas Etecs.

As vagas para cursos técnicos são destinadas às Etecs e Classes Descentralizadas — unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec, por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação.

Publicidade

Cursos técnicos

Os requisitos para concorrer a uma vaga são: ter concluído ou estar cursando o ensino médio —apresentando o certificado de conclusão ou a declaração de que está matriculado a partir da 2ª série do colegial — ou ter finalizado o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou o Encceja (Certificação de Competências de Jovens e Adultos). 

Publicidade

Ensino médio

Os estudantes que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano de 2016 devem apresentar o certificado ou a declaração de conclusão do ensino médio, expedido por órgão competente.

Publicidade

Vagas remanescentes de segundo módulo

Neste caso, os interessados precisam estar matriculados no 3º ano do ensino médio ou já ter concluído essa série para comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Para o cadastro reserva de vagas remanescentes do segundo módulo do ensino técnico, o candidato aprovado, mediante avaliação de certificação de competências referente ao primeiro módulo, precisa também estar cursando a 3ª série do ensino médio ou tê-la concluído para ser considerado apto e ingressar no curso técnico escolhido, caso haja vaga.

Serviço

18 de dezembro, às 8 horas: aplicação da prova presencial;

22 de dezembro, a partir das 15 horas: divulgação do gabarito oficial;

28 de dezembro, a partir das 15 horas: divulgação da classificação geral e convocação para provas de aptidão; e

3 e 4 de janeiro: prova de aptidão para os cursos de canto, dança, regência e teatro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.