Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Feira apresenta cursos e universidades da Europa para estudantes brasileiros

Em 2014, o evento acontece nos dias 29 e 30 de novembro em São Paulo

Educação|Do R7

Em 2013, cerca de 9 mil brasileiros ingressaram em algum curso universitário na Europa
Em 2013, cerca de 9 mil brasileiros ingressaram em algum curso universitário na Europa Em 2013, cerca de 9 mil brasileiros ingressaram em algum curso universitário na Europa

Brasileiros que tem interesse em estudar na Europa devem reservar um espaço na agenda para visitar a Euro-Pós, uma feira organizada por instituições de fomento ao ensino superior de diversos países europeus, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Eventos São Luiz, em São Paulo. 

Silvia Bauer, coordenadora de marketing do serviço alemão de intercâmbio aadêmico, explica que o evento reunirá aproximadamente 85 expositores entre universidades europeias e instituições oficiais de informação.

Oportunidades 

Segundo os organizadores, na Holanda são mais de 2 mil cursos ministrados em inglês, 62 programas de bolsas de estudo, além de um programa de bolsas voltado exclusivamente para brasileiros, o Orange Tulip Scholarship, lançado neste mês de outubro. 

Publicidade

Na França são 190 e na Alemanha mais de 80 programas de bolsas, de acordo com o nível do estudante (seja graduação, mestrado, doutorado ou pós-doc, além de estadias de pesquisa) e das cooperações entre as universidades brasileiras e alemãs. 

Brasileiros na Europa

Publicidade

Em 2013, cerca de 9 mil brasileiros ingressaram em algum curso universitário (graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado) em países como França, Holanda e Alemanha. 

Na Holanda, segundo levantamento feito pelo Nuffic Neso Brazil, em junho deste ano, existem no país mais de mil estudantes brasileiros e esse número cresce, em média, 20% ao ano. Na Alemanha são cerca de 4.500 e na França foram 3.800 estudantes em 2013.

Publicidade

O que encontrar

Durante a Euro-Pós, o estudante poderá ter contato direto com as universidades europeias e receberá informações sobre requisitos, funcionamento do processo seletivo, como se candidatar aos programas de bolsas de estudo, orientação sobre estágios, informações sobre trabalho e estudo, visto, moradia, seguro-saúde e afins. 

Será possível também conversar com brasileiros que já estudaram na Europa e trocar ideias sobre a experiência. 

Durante a feira, os participantes também terão a oportunidade de assistir a seminários informativos gratuitos com palestrantes especializados de universidades e organizações governamentais europeias. 

A vida acadêmica e social nesses países, o sistema educacional, informações sobre vistos e requisitos de candidatura, média de gastos com custo de vida serão alguns dos temas. 

Confira as universidades que estarão na Euro-Pós 2014

Holanda

Da Holanda estarão representadas seis universidades de pesquisa e seis de ciências aplicadas, que oferecem cursos voltados para a prática, orientados para o mercado de trabalho. Das 12, 11 participam do programa Ciência Sem Fronteiras e quatro delas (Maastricht University, Radboud, Groningen e VU Amsterdam) oferecem oportunidades para alunos de medicina dentro do programa, incluindo a parte clínica.

A maioria delas oferece bolsas de estudo exclusivas para brasileiros por meio do programa Orange Tulip Scholarship (OTS Brazil), administrado pelo Nuffic Neso Brazil, como VU University Amsterdam, The Hague University of Applied Sciences, Radboud University, Twente University, Saxion University, NHTv, Maastricht, HU University of Applied Sciences Utrecht e University Medical Center Groningen. 

França

Várias universidades tradicionais da França reconhecidas pela excelência acadêmica já confirmaram participação na Euro-Pós 2014, como Université Paris-Diderot, Université de Lyon, Université de Toulouse, Aix-Marseille Université, todas com representação no Brasil. Além disso, participam escolas especializadas, como a École Nationale Supérieure d’Architecture de Strasbourg e AUTOGRAF.

As escolas de comércio francesas, consideradas as melhores do mundo, também confirmaram presença: a Audencia Nantes École de Management, ESC School of Business, EM Lyon Business School, ESCP EUROPE, Studialis – International Office, CNAM – École MS Dept MIP e IIM. As áreas de Humanas, Relações Internacionais, Engenharia, Tecnologia e Agricultura e Agronomia são o foco dos brasileiros que realizam, em média, um ano de estudos superiores em território francês.

Alemanha

Várias universidades alemãs participarão da feira, como Universität Heidelberg, Universität Stuttgart, Freie Universität Berlin, Universität zu Köln, Westfälische Wilhelms-Universität Münster e Otto-von-Guericke-Universität Magdeburg, além delas mais três consórcios de universidades: Universidades de Baviera, TU9 German Institutes of Technology e UAR - Universitätsallianz Ruhr.

Voltadas para a área tecnológica estarão Technische Universität Berlin, Technische Universität Ilmenau, Technische Universität Chemnitz e Technische Universität Kaiserslautern. De Ciências Aplicadas, focadas na prática e orientadas para o mercado de trabalho estão Hochschule Offenburg, Hochschule Rhein-Waal, Fachhochschule Lübeck e Hochschule Esslingen. Há também três Business & Law Schools, como Bucerius Law School Hochschule für Rechtswissenschaft, WHU - Otto Beisheim School of Management e Frankfurt School of Finance & Management. 

Serviço 

Euro-Pós 2014 – Feira de Educação Superior Europeia

De 29 e 30 de novembro de 2014

Horário: das 14h às 19h

Onde: Centro de Eventos São Luís (Rua Luis Coelho, 323)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.