Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fundação Vanzolini, ligada à USP, oferece apoio a escolas do Ceará

Instituição auxilia rede escolar a ampliar grade curricular e permite aos jovens um desenvolvimento mais amplo com atividades diversificadas

Educação|Do R7

Projeto desenvolve estratégias para alunos ampliarem o conhecimento
Projeto desenvolve estratégias para alunos ampliarem o conhecimento Projeto desenvolve estratégias para alunos ampliarem o conhecimento

Fundação Vanzolini desenvolve parceria com a rede municipal de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, para estruturar a grade curricular dos estudantes do ensino fundamental com educação continuada. 

O projeto engloba acompanhamento escolar, esporte, educação ambiental, jogos pedagógicos, iniciação circense, música, entre outros. Também pode envolver atividades de capacitação profissional como costura, pintura e turismo.

Entre os aspectos a serem trabalhados pelo planejamento estratégico estão, melhorar o rendimento escolar dos estudantes por meio de formas diferentes de ensino; disponibilizar um ambiente seguro e acolhedor, que gere comodidade e segurança; permitir uma formação cidadã por meio do pensamento crítico, da responsabilidade, altruísmo e empatia; trazer confiança e autonomia para solucionar problemas reais; e formação multidisciplinar e abrangente alinhada à capacidade de aprender e adaptar-se aos desafios do dia a dia.

Muito impactado pela pandemia da Covid-19, o ensino em todo o país busca novas possibilidades para vencer o tempo perdido. A ideia do planejamento estratégico em Caucaia é propiciar aos alunos o retorno às aulas com reforço aos vínculos sociais, aos processos de aprendizado e às capacidades de convivência em grupo que perderam em virtude do longo período de isolamento social.

Publicidade

Nesse contexto a educação complementar, também conhecida como educação suplementar, tem a finalidade de aprimorar o universo dos estudantes em diferentes áreas em temas convergentes que difundem conhecimentos e afirmam valores e contribuem para a ampliação do capital humano, social e cultural.

Por meio do planejamento estratégico e das aulas de educação complementar será possível romper barreiras de desigualdades sociais e trazer melhores expectativas para os estudantes que podem complementar ou aprimorar o seu conhecimento através de atividades lúdicas ou de reforço escolar, com uma nova perspectiva às escolas ao criar espaços de debate e mobilização às necessidades da comunidade.

Com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério de Educação, o PNE (Plano Nacional de Educação) constituídos de metas e estratégias educacionais, prevê que no período entre 2014 e 2024 a educação em tempo integral seja no mínimo de 60% das escolas públicas, assim atendendo 33% em parte dos estudantes da educação básica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.