Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guerra na Ucrânia, China e eleições: saiba como temas podem surgir no vestibular

Assuntos de atualidades podem ser cobrados na redação, mas também no contexto de questões das provas

Educação|Do R7

Atualidades: questões podem articular diferentes áreas do conhecimento
Atualidades: questões podem articular diferentes áreas do conhecimento Atualidades: questões podem articular diferentes áreas do conhecimento

Guerra na Ucrânia, economia da China, eleições no Brasil ou mesmo Copa do mundo são assuntos presentes nos noticiários e também podem surgir como possíveis temas de redação ou para contextualizar questões de vestibular ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para o professor Thomas Wisiak, coordenador de História do Curso e do Colégio Etapa, "assuntos de atualidades podem aparecer de diversas formas e podem servir para cobrar um aspecto de um determinado assunto, por exemplo, o Estado Islâmico pode ser o pretexto para uma pergunta sobre conflitos históricos da região." 

O professor também explica que temas de atualidades podem articular questões e perguntas de diferentes áreas do conhecimento, como a questão do meio-ambiente. Além das queimadas na Amazônia, tanto em vestibular como Enem, as provas podem ter perguntas sobre a questão indígena, tema sempre atual, envolvendo o acesso à terra, agronegócio e garimpo. 

A Guerra na Ucrânia pode aparecer nas provas com questões que vão além do conflito, mas para uma explicação do contexto histórico, como a relação entre os dois países ou mesmo o papel de cada um na economia europeia. "A relação entre eles e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança criada durante a guerra-fria e continua a existir, e também vale entender o histórico e as principais mudanças dessa organização."

Publicidade

O estudante deve entender a história da China, a origem do comunismo, as reformas realizadas na década de 1970, resultantes no crescimento atual, além da disputa econômica com os Estados Unidos.

Vale prestar atenção em "temas que tenham desdobramentos como o petróleo no Oriente Médio e o conflito em Israel; a pandemia e o papel do SUS (Sistema Único de Saúde) e as vacinas."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.