Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inscrições do Encceja para privados de liberdade terminam amanhã

Período de adesão termina às 23h59 de sexta-feira (4); participantes podem fazer o exame para conseguir certificação

Educação|Da Agência Brasil

Detentos poderão fazer prova com conquistar um diploma
Detentos poderão fazer prova com conquistar um diploma Detentos poderão fazer prova com conquistar um diploma

Termina às 23h59 desta sexta-feira (4) o período de adesão para que órgãos de administração prisional e socioeducativa indiquem unidades prisionais ao Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, o Encceja PPL/2020.

Leia também

No documento, que também deverá ser assinado pelo secretário de estado responsável pela instituição de administração prisional e socioeducativa, os órgãos precisam identificar um responsável para o acesso ao sistema do exame. A solicitação deve ser feita pelo e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br, com o assunto “Adesão Encceja Nacional PPL 2020”.

Responsável pedagógico

Cabe ao responsável pedagógico participar de todas as etapas do exame, desde a inscrição dos interessados em fazer o Encceja PPL 2020 até a divulgação dos resultados. Entre as obrigações do responsável pedagógico estão: realizar a inscrição dos interessados; solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social para os participantes que precisarem; indicar as salas de provas onde o participante realizará o exame e divulgar as informações sobre o exame aos participantes.

Também cabe ao responsável pedagógico manter, sob sua guarda e sigilo, a senha de acesso ao sistema e os números de inscrição e de Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos participantes. Os dados são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição e para a obtenção dos resultados individuais.

Continua após a publicidade

Covid-19

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é responsabilidade das unidades prisionais e socioeducativas oferecerem condições logísticas e de segurança para a aplicação do exame e, devido à pandemia de covid-19, oferecer todas as condições sanitárias exigidas.

Encceja

Desde 2002, o Encceja é realizado pelo Inep, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. O exame serve para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade adequada. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.

Encceja PPL

As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.