Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovens mostram que desenvolver game 'é coisa de menina'

Change The Game  é um desafio virtual para alunas do ensino fundamental ao médio e está com as inscrições abertas até agosto

Educação|Alex Gonçalves, do R7*

Erika Vieira de Souza, 15 anos
Erika Vieira de Souza, 15 anos Erika Vieira de Souza, 15 anos

As estudantes de escola pública Erika Vieira de Souza, 15 anos, de João Pessoa (PB) e Samara Ester, 19 anos, de Contagem (MG) mostram que tecnologia também é assunto de garotas. As jovens se destacaram na 2ª edição do desafio Change The Game,  que está com as inscrições abertas até o dia 31 de agosto para a nova temporada.

O Change The Game é uma maratona online só para meninas. Elas têm o desafio de desenvolver um jogo. No Brasil, mais de 50% dos consumidores de games são mulheres, mas, na hora de criar esses jogos, apenas 20% dos cargos de desenvolvedores são ocupados por elas. O desafio procura mudar essa realidade.

Brasileira recebe mesma distinção que Einstein: 'surpreendente'

Erika cursa o 9º ano e venceu o campeonato na categoria do ensino fundamental já desenvolveu seu próprio game, o Dorothy’s Heroes. Ela conta que teve o primeiro contato com a tecnologia aos 11 anos de idade. “Na época, eu entrei para uma equipe de robótica e conquistei uma bolsa de estudos para aprender sobre programação, robótica e desenvolvimento de jogos”, conta. “Depois dessa imersão que eu decidi seguir carreira na área de tecnologia”, explica a menina.

Publicidade

Meninas Super Cientistas abre as portas para futuras pesquisadoras

Ela conta que o desenvolvimento do jogo durante a pandemia de covid-19 foi um grande desafio. “Eu não tinha nem ao menos um notebook e consegui um emprestado com a equipe de robótica antiga para que eu pudesse desenvolver o meu projeto”.

Publicidade

O jogo desenvolvido por Erika se desenrola em um cenário virtual com uma história lúdica como pano de fundo. O objetivo é falar sobre educação sexual a partir das problemáticas apresentadas pelos personagens do jogo. “Os jogadores precisam resolver situações como violência doméstica ou abuso sexual, usando superpoderes representados pelas ações: dizer não, pedir ajuda ou solicitar apoio para uma conversa”.

Samara Ester, 19 anos
Samara Ester, 19 anos Samara Ester, 19 anos

Para Samara Ester, vencedora na categoria ensino médio, a abrangência do campeonato para o público feminino é inspiradora. “São ações como esta que te puxam, te encorajam e colocam para frente para que se possa desenvolver suas ideias e tirá-las do papel”, comenta.

Publicidade

“Temos muitas mulheres como referência na tecnologia, são elas que nos inspiram e nos motivam”, destaca. “O publico final não é apenas masculino, as mulheres também consomem muitos jogos também.”

A inspiração para desenvolver Meu Jardim de Emoções veio com a convivência com o seu irmão mais novo, de 15 anos. “Ele é autista e percebi que não existia entretenimento direcionado a ele”, explica. 

A patir dessa constatação, ela desenvolveu um jogo para crianças autistas com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de suas habilidades emocionais. “Pesquisei muito sobre o assunto e o resultado foi muito satisfatório: meu irmão adorou o jogo.”

Também foram premiadas na maratona as estudantes: a mineira Heloisa Knust com o jogo Ely e o Programa Verso na categoria ensino fundamental, Na categoria ensino médio se destacaram a pernambucana Amanda Caroline com Reset e Alice Alves Primo, de Guarulhos, com o jogo Depéon.

3ª Edição Change The Game

O Instituto Ideias de Futuro em parceria com a Google Play promovem o campeonato virtual para meninas do 8º ano do ensino fundamental ao médio, inscrições vão até 31 de agosto. Para participar é necessario montar grupos com no minimo 3 e no máximo 5 componentes. As alunas podem se inscrever através do formulario online no site do instituto.

Premiação

1º lugar de cada categoria – Um notebook para cada integrante do grupo.

2º lugar de cada categoria – Um celular android para cada integrante do grupo.

Vale presente para 10 professores (as) orientadores com mais grupos concluintes.

Troféu para 5 escolas que mais incentivarem os grupos de alunas.

Caso não tenha grupo a estudante poderá acessar o canal do Telegram para conhecer outras garotas que poderão se juntar nesta jornada.

*Estagiário sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.