Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lista: Veja o que o candidato precisa saber sobre Física para se dar bem no Enem

Confira os principais conteúdos cobrados pela banca que organiza o exame

Educação|Do R7

R7 ajuda candidatos na preparação para o Enem, que em 2014 acontece nos dias 8 e 9 de novembro
R7 ajuda candidatos na preparação para o Enem, que em 2014 acontece nos dias 8 e 9 de novembro R7 ajuda candidatos na preparação para o Enem, que em 2014 acontece nos dias 8 e 9 de novembro

Os professores do Sistema COC de Ensino, Osvaldo Govone e Felipe Ribeiro, fizeram uma lista com os temas de física que mais caem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Confira!

Fontes renováveis

Energia hidráulica: a água represada nas usinas hidrelétricas, ao ser liberada, gira as turbinas dos geradores, transformando energia mecânica em energia elétrica. A desvantagem do uso dessa fonte é o elevado impacto ambiental gerado na construção dessas usinas, que envolve, por exemplo, o alagamento de grandes áreas, impactando diversos ecossistemas da região. A vantagem é que, após o impacto da instalação dessas usinas, a produção de poluentes não é significativa.

Energia eólica: o vento movimenta as pás de cata-ventos, que transformam energia eólica em elétrica. A vantagem é o baixo impacto ambiental. A desvantagem é que as usinas eólicas devem ser instaladas em locais em que venta muito.

Publicidade

Energia solar: a luz solar é transformada em energia elétrica ao incidir em células fotovoltaicas. A vantagem é o baixo impacto ambiental. A desvantagem é a dependência de incidência de luz solar.

Energia da biomassa: resíduos agrícolas, como o bagaço da cana-de-açúcar, quando queimados, podem ser usados para produzir energia elétrica. A vantagem é o destino dos resíduos agrícolas, que deixam de ser levados a lixões e aterros sanitários. A desvantagem é que essa energia só pode ser usada em períodos de safra. 

Publicidade

Energia geotérmica: o calor do interior da Terra é fonte de energia térmica, que pode ser usada para produzir energia elétrica. A vantagem é o baixo impacto ambiental. A desvantagem é o alto custo na produção de energia.

Energia de biocombustíveis: biodiesel e etanol são combustíveis produzidos com produtos do metabolismo de plantas, como óleos (biodiesel) e carboidratos (etanol). A vantagem é que a queima desses combustíveis, assim como no caso da energia da biomassa, emite gás carbônico, reabsorvido pelos próprios vegetais usados na produção dessa energia. A desvantagem é o aumento da extensão de áreas agrícolas destinadas ao plantio, por exemplo, da cana-de-açúcar.

Publicidade

Energia maremotriz: a diferença entre os níveis das marés pode movimentar geradores que transformam essa energia em energia elétrica. A vantagem é que o uso dessa energia não impacta o meio ambiente. A desvantagem é que a região da usina deixa de ser navegável, além do alto custo da implantação.

O petroleo é encontrado tanto em terra como no mar
O petroleo é encontrado tanto em terra como no mar O petroleo é encontrado tanto em terra como no mar (Anonymous/ASSOCIATED PRESS)

Fontes não renováveis

Petróleo: combustível fóssil formado ao longo de milhões de anos. É encontrado tanto em terra como no mar. No Brasil, atualmente, o petróleo é obtido apenas em regiões de plataformas continentais marítimas. 

Gás natural: gás fóssil extraído de jazidas naturais, que, geralmente, coincidem com regiões petrolíferas. Atualmente, o Centro-Sul brasileiro é abastecido principalmente com gás natural trazido pelo gasoduto Brasil-Bolívia.

Carvão mineral: rocha sedimentar formada por transformações de resíduos vegetais, ocorridas há milhões de anos, principalmente nos períodos Carbonífero e Permiano da Era Paleozoica.

Material radioativo: fonte de energia nuclear. Esses materiais são encontrados na natureza, como o minério de urânio, extraído, por exemplo, da mina de Caetité, na Bahia.

Ondas

As ondas são perturbações que se propagam em determinado meio e transportam energia, sem transportar matéria. Contudo, a onda pode oscilar a matéria, mas sem carregá-la. Ela pode ser mecânica ou eletromagnética.

A onda mecânica se propaga apenas em meios materiais, vibrando seus pontos durante a propagação. É o caso do som, que, pela falta de matéria, não se propaga no vácuo. A onda eletromagnética pode se propagar tanto no vácuo quanto em certos meios materiais, sem vibrar os pontos do meio. É o que ocorre com a luz.

Para calcular algumas grandezas relacionadas às ondas, tanto mecânicas, como eletromagnéticas, usamos a equação:

v= λ .f

Assim, a velocidade de propagação da onda (v) pode ser obtida pelo produto de seu comprimento () por sua frequência (f).

É importante sabermos calcular a tensão elétrica
É importante sabermos calcular a tensão elétrica É importante sabermos calcular a tensão elétrica

Circuitos elétricos

É comum encontrarmos situações nas quais devemos observar o tipo de ligação de dispositivos e aparelhos em um circuito elétrico, por exemplo, se a ligação é em série ou em paralelo. Além disso, é importante sabermos calcular a tensão elétrica desses aparelhos, do gerador ou da fonte de ligação. Duas equações são importantes nas resoluções dos exercícios sobre circuitos elétricos:

P=U• i P= ΔE/Δt

A potência elétrica (P) pode ser calculada pelo produto entre a tensão elétrica (U) e a intensidade da corrente elétrica (i) ou pela razão entre a energia elétrica transformada (E) e o intervalo de tempo (t).

Professor traz dicas de geometria. Acompanhe no vídeo abaixo.

Confira outros vídeos com especialistas do Sistema COC de Ensino sobre a prova de química,matemáticaredação e uso da crase e o uso do hífen.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.