Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MEC estuda repassar verbas para universidades por desempenho

Ministério pretende repassar mais dinheiro às instituições que tiverem melhor desempenho em indicadores como governança e inovação

Educação|Do R7

MEC estuda mudar critérios para distribuição de verba
MEC estuda mudar critérios para distribuição de verba MEC estuda mudar critérios para distribuição de verba

O MEC (Ministério da Educação) estuda mudar a forma de repassar verbas para universidades federais.

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, a ideia do governo é dar mais dinheiro para quem tiver melhor desempenho em indicadores como governança, inovação e empregabilidade, entre outros.

Atualmente, o modelo de distribuição de recursos para as 63 universidades federais é organizado de acordo com o tamanho da instituição. Aquelas que são maiores e têm mais alunos recebem uma fatia maior do orçamento, mesmo que os indicadores não sejam tão bons. 

Ainda segundo o jornal, o MEC deve discutir a nova metodologia com os reitores das universidades. Essas mudanças nos parâmetros, segundo o governo, não dependem de alteração na lei, mas somente de ajustes nas regras atuais.

Esse modelo pode vir a ser implementado a partir de 2020. Os técnicos do governo estudam usar como indicador o ranking de governança do TCU (Tribunal de Contas da União) para determinar qual universidade terá prioridade no desbloqueio de recursos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.